O Google detalhou nesta semana os seus planos para usar o seu framework de código aberto AMP (Accelerated Mobile Pages) para levar conteúdo dinâmico aos e-mails.
A empresa de Mountain View liberou um preview para desenvolvedores da sua nova especificação chamada AMP for Email Spec. “Essa nova especificação será uma maneira poderosa para os desenvolvedores criarem experiências de e-mail mais atraentes, interativas e acionáveis”, afirmou o gerente de produtos do Gmail, Aakash Sahney, em um post sobre o assunto.
“Por exemplo, imagine que você pudesse completar tarefas diretamente no e-mail. Com o AMP for Email, você poderá realizar rapidamente ações como enviar uma confirmação RSVP para um evento, agendar um compromisso, ou preencher um questionário diretamente pela mensagem de e-mail.”
Essa especificação permitirá que o conteúdo de um e-mail seja atualizado quando necessário; como para acontecerem mudanças no horário de um voo, por exemplo.
“Nosso objetivo é elevar e modernizar a experiência de e-mail por meio de um suporte adicional para conteúdo dinâmico e interatividade enquanto mantemos os usuários seguros”, afirmou o desenvolvedor de AMP William Chou em um tópico do projeto AMP no repositório on-line GitHub.
“Nós propomos fazer isso ao permitir que os redatores (publishers) de e-mail incorporem AMP diretamente ao corpo de uma mensagem como uma nova parte MIME - text-x-amphtml – que será renderizada pelos clientes de e-mail (com recuo para os conteúdos que não sejam AMP). Nossa sugestão de nome para esse projeto é ‘AMPHTML Email’.”
A especificação oferecerá suporte para estratégias modernas de mitigação contra ameaças, como phishing e spam, e os pedidos de rede serão anônimos para ajudar a preservar a privacidade dos usuários, destacou Chou.
O Google começará a integrar o suporte para a nova especificação no Gmail no decorrer deste ano.