Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
BlackBerry Z10 chega ao Brasil por R$ 2,449 mil

Equipamento chega para brigar no mercado high end com Apple e Samsung, e traz novas experiências de uso para usuários de smartphones e funcionalidades que podem dar destaque ao equipamento no mercado

O BlackBerry Z10 finalmente chegou ao Brasil e já está disponível nas operadoras Vivo, Claro, Tim e Oi, com preço de R$ 2,449 mil, valor que coloca o equipamento em concorrência direta com equipamentos como o Samsung Galaxy S4, Apple iPhone 5, Nokia Lumia 902 e HTC One. O “atraso” na chegada foi devido à homologação do equipamento junto à Anatel e operadoras. O anúncio da oficialização da oferta do smartphone foi realizado hoje em coletiva de imprensa em São Paulo, que contou com a participação de clientes, jornalistas, parceiros e, claro, executivos da fabricante.

Com tela de 4,2 polegadas, 16 GB de armazenamento interno (expansível com micro SD para 64 Gb), câmera traseira de 8MP, frontal de 2MP, 4G compatível com todas as frequências nacionais e processador Dual core de 1.5 GHz, o equipamento é a primeira aposta da companhia no mercado touchscreen após da reinvenção de seus sistema operacional e de sua estratégia de ‘go to Market’ junto ao usuário final – o que, por exemplo, causou o fim do BlackBerry Internet Service (BIS), pacote de dados exclusivo da fabricante que acrescentava mais alguns reais à conta do cliente.

Além das especificações acima, o smartphone conta com entrada micro HDMI, bateria removível de 1800 mAH, Wi-Fi, Hotspot 4G, altura de 130mm, largura de 65,6 mm e espessura de 9mm, e peso de 137,5 gramas. O BlackBerry Z10 está disponível nas cores branco e preto.

O BlackBerry Z10 já está presente em 52 países, tendo alcançado recordes de vendas no Canadá e em mercados latinos, regiões onde a preferência por equipamentos da BB é bastante latente. Na América Latina, aliás, são 11 mil parceiros comerciais alavancando as vendas da companhia. “Um total de 54% do mercado corporativo de mobilidade na região usa a BlackBerry e 42% das empresas preferem nossos equipamentos”, acrescenta João Striker, presidente da BlackBerry Brasil, que afirma ter feedbacks da região provenientes dos clientes que apontam o Z10 como “um tremendo sucesso”.

Certamente, as funcionalidades que mais chamam a atenção são o teclado preditivo, que sugere as palavras que o usuário está escrevendo e facilita a digitação, e o BlackBerry Hub, que reúne todas as redes sociais e caixas de mensagens em único ambiente, com possibilidade de gestão de contas por parte da empresa (por meio do BlackBerry Balance) e facilidade para postar em mídias sociais sem ter que abrir as aplicações respectivas.

Entre as aplicações integradas à plataforma, está a costumeira Box, serviço de armazenamento na nuvem, e o Docs to Go em sua versão premium, que permite, por exemplo, a edição de documentos power point direto do smartphone.

BlackBerry Messenger

Conhecido dos usuários BlackBerry, o BBM ganhou mais poder, com chamadas de vídeo e voz, e acrescentou uma funcionalidade muito conveniente para empresas e pessoas, que é o compartilhamento de tela nas chamadas. Em uma ligação por vídeo, por exemplo, duas pessoas podem discutir uma apresentação por meio desse compartilhamento, sem ter a necessidade de ficar trocando e-mails para melhorar o documento, diz Alexandre Lenza, gerente de contas nomeadas da BlackBerry, em apresentação onde demonstrou a funcionalidade junto ao colega Renato Gil, também responsável pelos clientes nomeados da fornecedora.

Novos equipamentos e BlackBerry Q10

Até a metade deste ano, o BlackBerry Q10, primeiro equipamento com sistema operacional BlackBerry 10 com teclado e visor touchscreen, deve chegar ao Brasil. O equipamento, aliás, também obteve recorde de vendas no Canadá e tem sido almejado por muitos fãs da BlackBerry que não abrem mão do teclado acoplado ao equipamento.

Striker lembra que a promessa é que até o final do ano sejam apresentados mais seis equipamentos com o novo sistema operacional BlackBerry 10, cada um comportando um tipo de consumidor em seus diferentes níveis de poder de consumo. Com as boas avaliações surgindo dos novos equipamentos em várias partes do mundo, a expectativa em torno dos próximos smartphones é grande.

Tablet

Thorsten Heins, CEO da BlackBerry, num excesso de confiança, afirmou, recentemente, que o mercado de tablets morrerá nos próximos cinco anos, esquecendo-se que a Apple sofre com a baixa nas vendas do iPhone em detrimento do crescimento das vendas do iPad.

Para quem não teve conhecimento, a BlackBerry desenvolveu o PlayBook, equipamento que serviu como uma espécie de plataforma de teste para o Z10, pois já contava com as capacidades de um sistema operacional baseado em QNX e com interatividade totalmente baseada em gestos e não em botões, tornando a experiência do usuário mais fluida. Mesmo com um sistema bem poderoso, as vendas do equipamento desapontaram globalmente, e aos poucos o tablet perdeu sua participação nos debates de mobilidade da própria BlackBerry.

Bem mais lúcido da situação, Striker afirma que a companhia está sim comprometida com o mercado de tablets, mas estuda como fazer os equipamentos, uma vez que a fabricante entende que dar capacidades poderosas aos smartphones pode evitar “excesso de peso na bolsa”, carregando apenas um equipamento em vez de dois.

Vale pontuar: de acordo com um relatório divulgado pela NPD DisplaySearch, as vendas de PCs móveis (tablets, notebooks com telas sensíveis ao toque e laptops tradicionais) irão dobrar, saindo de 367,6 milhões de unidades neste ano para 762,7 milhões, globalmente, até 2017.

Mercado

De fato, a companhia tem que comemorar. Os novos equipamentos (Z10 e Q10) deram sobrevida à empresa, que voltou a apresentar resultados positivos no primeiro trimestre deste ano, indo contra as expectativas de diversas companhias de análises que apostavam numa recuperação lenta da BlackBerry após os lançamentos. Striker ressalta que um único cliente “comprou 1 milhão de equipamentos Z10”, o que mostra a confiança do mercado em torno dos novos equipamentos.

Devido ao conhecimento acumulado nos últimos 14 anos com a plataforma de gestão de dispositivos BlackBerry Enterprise Service (BES), agora na versão 10, os equipamentos da BlackBerry sempre foram os preferidos das empresas e líderes de TI das organizações, devido as configurações parrudas de segurança e gerenciamento.

O BlackBerry Z10, aliás, conta com um dos mais desenvolvidos sistemas de separação dos ambientes pessoal/ profissional do mercado, criando silos absolutamente confiáveis no equipamento, mas com propriedades de gerenciamento diferenciadas, o que deixa tanto a empresa quanto a pessoa tranquilos quanto ao uso das informações e tráfego de dados. A junção com aplicações desenvolvidas por parceiros, como a Navita, amplia o escopo de segurança dos dispositivos da fabricante canadense.

Com mais de 100 mil aplicações disponíveis no BlackBerry World, loja de apps da companhia, a empresa mostra força no desenvolvimento de aplicativos que casam o interesse pessoal e profissional, contando com soluções SalesForce e WebEx, assim como Whatsapp, LinkedIn, Facebook, Twitter e Angry Birds, por exemplo.

Alguns clientes, como Itaú Unibanco e Banco BTG, já estão usando o novo BlackBerry 10 e o Z10. Globalmente, muitos clientes da empresa fizeram a migração para a nova plataforma, como a equipe Mercedes de Fórmula 1 e SAP.





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS