Reconhecer que as tecnologias de mobilidade estão sempre evoluindo e buscar feedback dos usuários são dois deles; CIO precisa contar com um parceiro de negócios na empresa
Por Chris Nerney*
Peça a 10 profissionais para definirem “transformação digital” e, certamente, você terá 10 respostas diferentes. Porém, seja qual for a definição, o fato é que não é possível transformar uma empresa sem a tecnologia de mobilidade digital.
Com isso em mente, os líderes de TI devem garantir que as iniciativas em mobilidade digital estão progredindo de maneira estratégica e operacional. Caso contrário, a transformação sairá dos trilhos – e se isso pode levar ao fim da empresa que, hoje, deve operar em uma economia digital, que demanda rápidas mudanças e recompensa a velocidade, a agilidade e a flexibilidade.
Mike Baca, diretor de transformação digital e mobilidade da AmerisourceBergen Corp., farmacêutica americana, sugere que o objetivo da digitalização é obter um “fluxo de trabalho sem atritos”. Em uma publicação no CIOReview, Baca mostra algumas ações práticas para os CIOs alavancarem a mobilidade digital e, assim, atingirem esse objetivo.
Segundo ele, se uma empresa decide se transformar digitalmente, precisar fazer a mudança da forma correta, o que significa ter:
– Equipe focada e com as habilidades adequadas;
– Missão claramente definida;
– Predisposição para a ação que resulte em vitórias rápidas.
O terceiro item é essencial, pois fornece experiências de aprendizagem que criam e geram impulso. Lembre-se, o sucesso é contagioso (para não dizer invejável). Se os líderes de uma unidade de negócios observam outra área usando um dispositivo móvel para aumentar a produtividade, gerar receitas ou reduzir custos, também vão querer.
Baca ressalta, ainda, três pontos críticos que o CIO deve se atentar para uma iniciativa em mobilidade digital bem-sucedida:
Isso quer dizer que, sem o veículo certo, sua jornada em direção à transformação digital está condenada a falhar. Mas um forte programa em mobilidade digital pode ajudar e levar a companhia aonde desejar.
Chris Nerney é um escritor de tecnologia que escreve sobre mobilidade, big data, data center e cloud computing.
Saiba mais:
Transformação digital: os impactos nas seguradoras de saúde
Inteligência artificial é decisiva para competitividade, diz Cezar Taurion
DevOps exige mudança de mentalidade