Estudo conduzido pela Forrester Consulting e encomendado pela Atos mostra que 40% das empresas já estão utilizando a análise de dados em atividades essenciais, como vendas, desenvolvimento de produtos e marketing. O relatório mostra também que essa tendência deve acelerar nos próximos três anos, com cerca de 90% das empresas utilizando insights de negócios orientados por esses dados até 2020.
A pesquisa analisou uma amostra global de mais de 580 empresas e gestores de TI de 11 setores empresariais em três continentes. Os dados mostram também que 23% das empresas planejam implementar análise de dados nos próximos 12 meses. Mesmo assim, um terço das empresas alega diversos obstáculos nesse processo.
Com relação às barreiras, 44% dos entrevistados veem o aumento na variedade dos tipos de dados não estruturados como um desafio significativo, enquanto 35% estão preocupados com as práticas tradicionais de dados em silos e com a falta de alinhamento entre as funções de TI e as empresarias.
Ursula Morgenstern, vice-presidente de Business & Platform Solutions da Atos, destaca que o ritmo no qual uma organização se beneficia da análise de dados é determinado tanto pela cultura quanto pela tecnologia.
A pesquisa examinou também as ambições e prioridades de 11 setores empresariais e revelou uma clara ênfase em diferentes prioridades específicas do mercado, dependendo do setor. Em energia, por exemplo, a análise de dados é vista como um pré-requisito no desenvolvimento de redes de distribuição inteligentes. Na indústria, a análise está intimamente ligada à fábrica inteligente, especialmente em relação à manutenção preditiva.
Entre suas descobertas, a Forrester destacou a necessidade de as organizações serem rigorosas na definição de objetivos empresariais claros e quantitativos em todas as iniciativas de análise de dados: essa mudança é tanto sobre processo e cultura como sobre tecnologia.