IDC aponta que CIO deve ficar perto dos demais departamentos para amparar, conduzir e nortear o processo de mudança
Até 2020, a TI deixará de ser o departamento responsável pelo suporte e continuidade do negócio para focar na transformação digital. É o que aponta estudo feito pela IDC com 300 gestores de tecnologia da informação de diferentes segmentos e indústrias. Segundo a pesquisa, o movimento já começou com a mudança de quem tem o poder de decisão de compra das soluções e serviços de tecnologia: enquanto em 2013, 75% das respostas vinham de TI e apenas 15% das linhas de negócios (LOB), em 2016 os indicadores ficaram em 60% e 40%, respectivamente. A perspectiva é que, em 2020, a LOB tenha 67% de controle sobre as compras.
Baixe o whitepaper Descubra como transformar a TI e conheça o caso de sucesso da Wickbold; com a adoção de algumas tecnologias, empresa deu espaço para a TI atuar diretamente nas decisões de negócio
Nesse contexto, se torna fundamental alinhar TI às linhas de negócios. Com as mudanças enfrentadas pelas empresas, é necessário que os CIOs se aproximem dos demais departamentos para propor soluções de modernização e nortear a companhia rumo à transformação digital. Isso contempla aspectos que estão diretamente ligados ao suporte das áreas de negócios. Para isso, os gestores de TI devem levar em consideração três pontos:
1. A transformação dos custos fixos em variáveis
As corporações devem adequar a contratação de produtos e serviços às necessidades imediatas do negócio;
2. Garantir a segurança
Quando se pensa em segurança, é preciso abordar todos os aspectos, desde a proteção dos dados (backups, controle de acessos), até a segurança da disponibilidade do ambiente para garantir a continuidade do negócio;
3. Promover rápidas implementações e suporte
Com o aumento da concorrência e a necessidade de diferenciação, é necessário contar com a capacidade tecnológica da TI para implementar rapidamente novas ferramentas. As demandas de soluções de negócios devem ser atendidas pela área quase que imediatamente e, diante da necessidade de desenvolvimento, os ciclos devem ser ágeis.
O estudo aponta que, entre as principais necessidades das empresa, estão redução de custos, ofertas de melhores serviços aos clientes, monitoramento proativo e aprimoramento da governança e da gestão. Cuidar efetivamente da gestão de infraestrutura e a aquisição do cloud computing, independentemente do modelo (IaaS, SaaS ou PaaS), são algumas das soluções para as empresas que estão se transformando digitalmente.
Saiba mais:
Wickbold reinventa TI com cloud; área passa de técnica para estratégica
Transformação digital impulsiona CIOs de provedores a consultores
Precisa desenvolver habilidades para ser um CIO mais estratégico? O coaching te ajuda