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Mesmo com opções virtuais para atendimento, clientes ainda preferem interação humana

Estudo da Verint revela os canais preferidos no serviço de atendimento de mais de 24 mil consumidores em 12 países: 79% ainda preferem telefone ou pessoal

Mesmo com opções virtuais para atendimento, clientes ainda preferem interação humana

Como as companhias equilibram o atendimento humano com o digital no serviço de atendimento ao cliente? Apesar do surgimento de cada vez mais canais e opções virtuais de atendimento, 79% dos consumidores ainda preferem a interação humana (por telefone ou pessoal) no contato com marcas e fornecedores de serviços. O dado é de uma pesquisa encomendada pela Verint, realizada pela Opinium Research LLP, conduzida com 24 mil consumidores em 12 países - entre eles o Brasil.

Como resposta a um mundo cada vez mais digital, as empresas estão oferecendo a seus consumidores novas formas de contato. Entretanto, a maioria dos clientes ainda escolhe usar o telefone (24%) ou ir pessoalmente (23%) como os principais modos de interação com marcas e fornecedores de serviços. Em termos de canais digitais de serviço ao cliente preferidos, 22% dos entrevistados querem o acesso a uma conta on-line, 14% desejam a possibilidade de comunicação com um agente de serviço ao cliente via e-mail e 9% preferem se conectar usando aplicativos de celular.

Sobre expectativas no mundo digital, a velocidade, visão e os resultados esperados são os principais fatores. Mais de dois terços (67%) dos entrevistados acham que os serviços de atendimento on-line ou via dispositivos móveis deveriam ser mais rápidos, intuitivos e atender melhor às necessidades.

Complexidade é o ponto crítico
Os consumidores entram em contato com marcas e fornecedores de serviços por diversas razões, e seus canais de escolha, sejam digitais ou tradicionais, são normalmente determinados pela complexidade de seus pedidos. Quando os consumidores têm um pedido ou dúvida simples, o telefone acaba sendo a opção mais comum para 22% dos entrevistados, enquanto o e-mail e o SMS vêm em segundo lugar (19% cada).

No entanto, à medida que os pedidos de serviço dos clientes se tornam mais complexos, a confiança na interação humana aumenta. Mais de um terço dos clientes prefere ir à empresa (34%) quando tem dúvidas mais complicadas, enquanto outro terço (33%) prefere se comunicar via telefone. O canal digital mais próximo para solucionar situações de serviço ao cliente mais complexas nos países pesquisados no mundo é o e-mail, porém, somente 7% optam por esse caminho.





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