Várias novas aplicações marcam o lançamento do Samsung Galaxy S IV; Recursos de câmera foram os destaques da noite, assim como a tecnologia Knox
Após a apresentação do Galaxy S IV, a Samsung abriu um espaço para experimentação do equipamento. Mais de cinco mil pessoas estavam presentes no Unpacked 2013
crédito: Renato GalisteuPara demonstrar os novos avanços no software do Galaxy S IV, a Samsung organizou um típico espetáculo de teatro, onde os personagens interagiam o tempo todo por meio das novas funcionalidades
Além dos presentes no Radio City Music Hall, havia uma galera do lado de fora acompanhando o lançamento do Galaxy S IV em um palco armado na Father Duffy Square
Mais fino, rápido e potente. Essas foram as palavras usadas por JK Shin, presidente da Samsung, para apresentar o Galaxy S IV, o mais novo smartphone da fabricante sul-coreana que, basicamente, correspondeu a todas as expectativas que já haviam sido apontadas nas últimas semanas. Porém, o verdadeiro peso entre as mudanças não está no hardware, mas sim na inteligência do equipamento, como você poderá conferir nas próximas linhas.
Já para matar a charada: o equipamento contará com versões de armazenamento de 16 GB, 32 GB e 64 GB (com compatibilidade para cartão microSD de até 64 GB), sendo que o valor inicial sugerido pela Samsung para os modelos com 3G é de R$ 2,399 mil, e com 4G LTE o preço é de R$ 2,499. Como tem feito com todos os últimos equipamentos da linha Galaxy, o S IV chega ao Brasil junto a outros países do mundo, sendo que a data marcada para o início dos embarques do equipamento é 26 de abril. Até lá, a companhia realizará um evento em terras tupiniquins para mostrar o gadget.
Com 136,6 mm de altura, 69,8 mm de largura, 7,9 mm de espessura, o novo equipamento conta com uma tela de 5 polegadas Full HD Super Amoled de 441 ppi, câmera traseira de 13 megapixel e a dianteira de 2 megapixel. Nas lojas, o Galaxy S IV chega nas cores branco e preto. Quanto ao 4G LTE, Ryan Bidan, diretor de marketing e de produtos da Samsung Estados Unidos, afirmou que o device será capaz de fazer – caso a conectividade esteja em perfeita harmonia e funcionamento – downloads de 100 Mbps e Uploads de 50 Mbps, com suporte a Wi-Fi a/b/g/n/AC e Bluetooth 4.0.
Mesmo sem falar uma palavra durante todo o evento de lançamento, o processador deve ser mesmo o Octa-core Exynos da Samsung com 1,7 GHz e a memória RAM (essa confirmada) é de 2 GB. Dentro das novidades nos sensores do novo aparelho, a evolução é apresentada como um medidor de temperatura e umidade relativa do ar, além de detecção de gestos por meio de raios infravermelhos. A bateria deixa de ser de 2,100 mAh do Galaxy S III e se torna uma de 2,600 mAh que, segundo Baidan, “amplificará o tempo de experiência do usuário com o equipamento”.
Câmera
Em todos os últimos lançamentos de dispositivos, a câmera tem sido ponto primordial para ditar a continuidade de uma linha. Obviamente o conjunto da obra é o que manda, mas como atrativo nada melhor que vídeos e imagens. Nesse ponto, é difícil pensar que o Galaxy S IV tenha deixado algo passar.
Há funcionalidades para que a câmera frontal e dianteira sejam usadas ao mesmo tempo durante chamadas de vídeo (Dual camera), é possível tirar mais de 100 imagens em quatro segundos, além de uma série de outros recursos adicionados pela Samsung ao equipamento, como a possibilidade de tirar muitas fotos seguidas num ambiente em movimento, podendo, devido à captação contínua, excluir as pessoas que passaram em determinado momento para deixar tudo “limpo” com a funcionalidade (Eraser). Você também poderá gravar mensagens de áudio em fotos (Sound & Shot) e acrescentar a pessoa que está por trás da câmera na foto que é tirada.
Outras funcionalidades interessantes da câmera: “Drama Shot” – junta várias fotos em uma sequência para criar o efeito de movimento; e “Story Album” captura as fotos em um determinado momento e local e já cria um álbum automaticamente.
S Translate
Imagine encontrar um sul-coreano na rua que te aborda e pede auxílio. Se você não fala a língua dele e nem qualquer outra, o S Translate é capaz de traduzir em tempo real a fala, dando fluidez à conversa. Outro exemplo: digamos que você está na Coreia do Sul e quer pegar um ônibus, mas não sabe como. Basta falar na sua língua e pedir para o S Translate reproduza a solicitação na linguagem local.
Samsung Home Sync
Essa é a nuvem familiar pessoal da Samsung. Por meio de uma aplicação, as fotos tiradas numa viagem, por exemplo, são enviadas para esse hub de armazenamento (comprado separadamente e com até 1 TB) e toda a família consegue ver como andam as coisas.
Leia Também: Aquecimento Galaxy S IV: Times Square, LG e Apple
Air Gesture
Fez a unha e não quer colocar a mão no device? Tudo bem. Apenas faça o movimento de troca de página que o Galaxy S IV muda a tela. Para o executivo de marketing e produto da Samsung, isso evita deixar marcas no visor do equipamento e facilita em tarefas que exigem menos contato.
Recursos de voz
Escreva mensagens apenas com a voz por meio do “S Voice” do Galaxy S IV, que entende e escreve o texto dito pelo usuário. O sistema lê, também, mensagens, e-mails e dá assistência ao usuário. Para os motoristas de plantão, o “S Voice Drive” é essencial para manipular o smartphone sem colocar a mão no equipamento e, por meio da voz, o motorista consegue, além de fazer o que foi há pouco escrito, traçar rotas e atender ligações.
S Health
O S Health é destinado para a geração saúde e para os que querem controlar as atividades diárias. O dispositivo automaticamente detecta o ambiente do usuário e seus níveis de exercício, e aponta para o portador do device quantos passos foram dados no dia, calorias perdidas e mais. Por meio de análises, o equipamento também identifica quando o usuário come e dorme, criando dados para que ele possa ter uma vida mais regrada e saudável.
Knox
O Samsung Galaxy S IV já vem embarcado com a tecnologia Knox, que separa os ambientes pessoal e profissional, adicionando criptografia de dados nesta última, para que as empresas fiquem “mais tranquilas” com as ações e trocas de informações do colaborador.
O equipamento já deixa a loja com o sistema operacional Android Jelly Bean 4.2. Entre outras funcionalidades, há a possibilidade de um áudio ser compartilhado com outros Galaxy S IV. Mas isso já não é possível? Sim, mas o lance é que a tecnologia do device possibilita que a música do meu celular seja espalhada para outros equipamentos, amplificando o poder do som. Com o Galaxy S IV e sua função InfraRed (IR) LED, você poderá, também, controlar smartvs da Samsung com o aparelho, sem a necessidade de usar o controle remoto.
O jornalista viajou aos Estados Unidos a convite da Samsung