Realidade virtual (RV) é um tópico amplamente discutido nos últimos tempos em eventos de tecnologia, congressos e até
mesmo feira para consumidores - e isso impulsiona não somente o interesse e animação em torno do assunto, mas também faz com que empresas invistam mais no segmento. Com a alta demanda, o mercado de dispositivos de
realidade virtual deve crescer 2400% em 2016, de acordo com levantamento realizado pela IDC.
Visores sem tela irão abocanhar o maior market share: 74%. À medida que consumidores e usuários da indústria aumentarem o uso de tecnologias de RV, surgirão mais oportunidades para consumidores, jogos, entretenimento e fornecedores de aplicações para negócios.
Empresas como Sony, HTC e Oculus irão liderar essa onda na parte tecnológica, e as companhias chinesas irão ganhar vantagem no mercado. Ainda de acordo com a empresa, o mercado de PCs também poderá aproveitar a tendência, realizando implementações em seus produtos para os tornar compatíveis com dispositivos high-end de realidade virtual.
Para Neo Zheng, gerente de pesquisas da unidade Client System Research da IDC China, o que começou como um grande conceito, a tecnologia está rapidamente assumindo uma posição real para aplicações para consumidores e negócios. "Esperamos que o ecossistema de RV e a demanda de usuários mudem dramaticamente nos próximos anos", encerrou.