Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
Logins biométricos substituirão senhas. Mas será que sistema é confiável?

Dados biométricos são únicos, mas se caem em mãos erradas podem causar estragos incalculáveis

Logins biométricos substituirão senhas. Mas será que sistema é confiável?

Com o aumento do uso de scanners de impressões digitais em smartphones e outros dispositivos, até mesmo para realizar transações bancárias em caixas eletrônicos, um número crescente de serviços que exigem autenticação de algum tipo, usando informação biométrica para proteger o acesso, se tornará mais comum.
Em teoria, isso deve tonar a vida das pessoas muito mais fácil, não sendo mais necessário lembrar uma série de senhas, porque a impressão digital ou da íris será suficiente. “Contudo, como os hackers não descansam, parece difícil eu como usuário sentir-me totalmente seguro compartilhando essas informações. Mas não há escolha se você quiser usar um serviço particular no futuro”, observou Ben Woods, editor do The Next Web.
Pegue como exemplo a quantidade de dados, como os de localização, que você compartilha todos os dias. Agora, pense em todos os serviços que você compartilha suas informações pessoais em uma base diária e agora imagine que todas essas empresas têm seus dados biométricos também.
Sua reação para esse pensamento é provavelmente uma das três opções:
1. Não estou incomodado
Você realmente pode não se importar com o que fazem com seus dados, até que isso não interfira em sua vida. Você não se importa com anúncios direcionados e empresas sabendo onde você está, seu tipo sangue, suas impressões digitais etc.
2. O dado é meu e de mais ninguém
A possibilidade de entregar dados a uma empresa ou governo é algo que você sequer pode pensar e por isso você provavelmente não usar qualquer um dos serviços. Assim, você provavelmente vive sozinho na floresta.
3. Compartilho e nem sei
Você quer usar serviços, mas não está inteiramente confortável com a maneira que o dado é disponibilizado. Você não lê os termos e condições antes de clicar em "próximo", mas também se preocupa com a segurança dos seus dados e como ele será usado.
No Reino Unido, por exemplo, o HSBC anunciou que vai lançar autenticação de dois fatores por meio do uso da voz e da impressão digital. Isso vai ajudar os clientes, mas nem mesmo bancos estão longe de ataques cibernéticos.
Talvez o pensamento de que todos os seus dados estão sendo criptografados com segurança em algum lugar possa tranquilizá-lo, mas a criptografia não é inquebrável, veja o exemplo da Ashley Madison.
A verdade, segundo Woods, é que há pouco que você possa fazer para verificar as práticas de segurança das empresas que têm seus dados.
Ainda assim, como a maioria das pessoas aparentemente ainda conta com senhas fracas, confiar dados a uma empresa enorme usando autenticação de dois fatores é, provavelmente ainda mais seguro do que usar a senha 123456.
Dados biométricos são únicos e as empresas de segurança também estão se tornando cada vez melhores em prevenir falsos positivos ou falsos negativos. Contudo, se essa base de dados biométricos cair em mãos erradas, e essas pessoas souberam o que fazer com eles, é difícil saber o que pode acontecer. 




Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS