O Facebook tem planos de acelerar a pesquisa em inteligência artificial e para isso ele acaba de tornar seu hardware para treinar redes neurais acessível para qualquer empresa.
No caso, o hardware batizado de “Big Sur” consiste em uma nova geração de hardware de inteligência artificial e uma contribuição do Facebook ao projeto Open Compute Project.
Feito em parceria com a Nvidia, o novo hardware é duas vezes mais rápido que a versão anterior e permitirá criar redes neurais que são duas vezes mais amplas.
Avanços na área de inteligência artificial dependem da disponibilidade de computadores mais poderosos - especialmente os alimentados por GPUs (Graphics Processing Units). Esses avanços andam atrelados à habilidade computacional. Quanto mais ágil o hardware e o software, mais profunda será a exploração e mais complexos serão os sistemas.
Nos últimos anos, o Facebook abriu o código de componentes de design de sua infraestrutura e desenvolveu software que pode ler histórias, responder perguntas sobre cenários, jogar games e até aprender tarefas não específicas.
O trabalho da companhia com IA consistia até então em pesquisa e códigos, agora, a empresa está adicionando hardware à sua lista pela primeira vez, oferecendo um blueprint de como outras organizações podem instalar infraestruturas específicas para inteligência artificial - seja uma startup, universidade ou grande empresa.