Para Kaspersky, novas formas de anúncio na Web motivaram queda.
Um relatório divulgado pela Kaspersky afirma que a disseminação de Spam caiu 8,2% em 2012, e no último trimestre o índice permaneceu abaixo de 70%, pois os anunciantes migraram para outras formas de anúncio – como redes sociais, sites de compras coletivas e cupons – mas, a organização ressalta que o Spam não está condenado à extinção.
A porcentagem média do ano passado foi de 72,1%, valor 8,2% menor do que em 2011, e no período também houve queda de 3,4% no percentual de spam enviado por e-mail, por meio de anexos maliciosos – o que para a organização é uma queda considerada inédita.
Segundo a companhia, a Web 2.0 ampliou as possibilidades de anúncio na Internet, inclusive pelas redes sociais e blogs, o que implicou no resultado. “Foram detectados endereços IP de lojas online que, tradicionalmente, recorriam ao spam para promover seus produtos e que agora utilizam as ferramentas do Facebook”, e os anunciantes, que antes recorriam ao spam, também migraram para outras plataformas de publicidade, como os cupons e sites de compras coletivas.
Mas, o relatório destaca que as redes sociais também foram os principais alvos de phishing, com 24,5%, e grande parte dos ataques ocorreram via Facebook, onde cibercriminosos usaram contas roubadas para enviar spam e programas maliciosos, mas essas formas de ataques contra organizações financeiras diminuiu no período, enquanto nas lojas e leilões online, o índice foi de 18,4%, devido o interesse dos cibercriminosos de roubar informação de contas de clientes, como os números de cartões de crédito.