Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
Entenda o conceito de disrupção tecnológica

Expressão é utilizada para descrever processos em que a tecnologia muda rapidamente.

 

Disrupção significa rompimento e, no caso da disrupção tecnológica, trata-se de novas tecnologias que mudam o comportamento da sociedade. A definição do termo é de Edmardo Galli, diretor geral da IgnitionOne, empresa de tecnologia programática, e ele afirma que a era atual é um momento que as novidades surgem, ganham escala, barateiam e chegam a todo mundo de forma muito rápida. “Hoje, vivemos em constante disrupção, onde imaginamos uma ideia ‘impossível’ e, quando vemos, estamos usando ela em nosso dia-a-dia”, diz.

Segundo ele, esse processo pode ser dividido em seis partes. A primeira é a digitalização, que possibilita a replicação da informação automaticamente, sem custo algum e quase infinitamente. A fase de decepção é a próxima, pois a evolução de uma tecnologia é quase imperceptível. Galli explica que a terceira parte, a disrupção, é o momento da virada e onde ocorre o crescimento do uso da tecnologia.

A seguir, vem à etapa da desmaterialização, quando se diminuiu a quantidade de aparelhos em um mesmo ambiente. O especialista exemplifica a situação com o smartphone, que possui diversas tecnologias confluentes, como GPS, câmera, telefone, etc. O próximo passo é a desmonetização, através dos over-the-top (OTT) como o Netflix e o WhatsApp, que oferecem conteúdo como serviço.

O último processo é a democratização. Galli diz que algo digitalizado não ocupa espaço e seu acesso é facilitado. Ele usa a informação como exemplo. “Vivemos em um mundo conectado e qualquer informação é compartilhada instantaneamente”, explica. Esse ambiente possibilita o desenvolvimento de uma ideia com custo mínimo, como um aplicativo de celular, por exemplo. “Isso pode iniciar um movimento disruptivo em questão de meses”, diz Galli.

Consumidores terão quatro dispositivos pessoais conectados até 2018

Smatphone e Instagram como tecnologias disruptivas

O especialista cita o smartphone, junto com a Internet móvel, como uma tecnologia distuptiva, já que mudou a vida das pessoas. “Mudou a velocidade como os problemas são solucionados no dia a dia, o modo como as pessoas se relacionam, o acesso à informação, entre outros”, diz.

 

O Instagram é outro exemplo. A digitalização das imagens, a possibilidades delas estarem na palma da mão e a um clique de serem compartilhadas, tornou o aplicativo uma ferramenta altamente disruptiva. “O Instagram transformou o comportamento dos usuários de smartphones, tornando todos fotógrafos apaixonados por registrarem cada momento de suas vidas”, diz.





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS