Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
Realidade ou ficção? Microsoft aposta em tecnologias futurísticas para ajudar usuários

Cientista-chefe de pesquisas da empresa fala sobre novas ferramentas e o que vem por aí no segmento

Realidade ou ficção? Microsoft aposta em tecnologias futurísticas para ajudar usuários

Minority Report, Inteligência Artificial, Eu Robô. Esses são alguns filmes que exploram a imaginação e criam tecnologias que vão além do que temos atualmente. Pode parecer só ficção científica, mas graças a pessoas como o cientista Rico Malvar, podemos ficar um pouco mais próximos desse mundo do cinema. O executivo é responsável por liderar o laboratório de pesquisas da Microsoft - o Microsoft Research - e, basicamente, tem o objetivo de criar novas e inovadoras tecnologias, como o Kinect e a Hololens.

Na quinta-feira (24/8), o especialista fez uma demonstração durante o evento Microsoft Insights, que aconteceu em São Paulo, de uma das últimas criações que os pesquisadores do laboratório estão trabalhando: a versão do Skype Translator para o português. A ferramenta de tradução simultânea foi desenvolvida em 2011 e seu preview foi liberado publicamente no fim de 2014.

A tecnologia ainda precisa ser refinada antes de ser liberada para o grande público - e por isso ainda não tem previsão de lançamento, mas Malvar afirma que ela está quase pronta e os planos futuros são grandiosos, como levá-la para a Cortana, para o Windows. Tudo sempre pensando em como ajudar o usuário. “Nossa preocupação é sempre pensar no uso na tecnologia como assistente pessoal”, afirma. 

A analogia usada pelo executivo é com um assistente humano: a ajuda dessa pessoa te torna mais produtivo. “Você confia nela ao ponto dela ler parte do documento que está trabalhando, nos seus e-mails. Pense na nossa inteligência artificial do mesmo jeito”, diz. “A nossa visão é trazer essa capacidade de ajuda para mais cenários e cada vez mais complexos.”

Malvar também comenta que, em um futuro breve, veremos mais a atuação de análises emocionais. Imagine um cenário no qual o usuário trabalha em um documento no Word, e a máquina pode identificar o jeito que as letras são digitadas, ou para onde o olho se movimenta. “Poderemos combinar a tecnologia para te falar em um dado momento ‘será que não está na hora de fazer uma pausa e tomar um café?’”, brinca o especialista. “Poderemos te ajudar em uma dimensão completamente nova.”

Outro ponto que a empresa trabalha é na ampliação das capacidades do Kinect. A câmera está ganhando uma nova profundidade e, no futuro, poderá ser capaz de identificar se a mão do usuário está aberta ou fechada e até mesmo pegar objetos, virtualmente falando. “As câmeras que são necessárias são basicamente as que já temos. Com a Hololens, podemos jogar isso em cima da realidade aumentada”, conta Malvar. “O Xbox é apenas uma área, mas queremos habilitar um mundo inteiro em cima disso.”

E quanto à segurança e à privacidade de dados, Malvar deixa claro que esses pontos não podem ser deixados de lado, especialmente porque cada usuário se comporta de uma maneira quando o assunto é segurança das suas informações. “Parte da pesquisa é saber o que as pessoas querem e como a sociedade se comporta em termos de privacidade. As pessoas agem de maneiras diferentes em uma mesma situação, então temos de tornar a plataforma flexível para apresentar o que esta sendo esperado”, diz.





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS