Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
5 Apps dominam mais da metade do tráfego de dados móveis em aplicativos

No Brasil, lista é encabeçada pelo aplicativo da rede social Facebook, que concentra 28% do trafego móvel analisado.

 

A edição especial do Mobility Report, produzida para o Mobile World Congress, que acontece em Barcelona, na Espanha, na próxima semana, revela que apenas cinco aplicativos dominam grande parte do tráfego de dados móveis gerado em smartphones, de acordo com pesquisa realizada nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e na Espanha. Esses aplicativos representam cerca de dois terços de todo o tráfego de aplicativos em redes móveis,  o que é uma tendência global.

Conectividade no Brasil é sinônimo de redes sociais

Os aplicativos de streaming de vídeo e de redes sociais se mostram, de longe, os mais populares em cada país. Além das tendências em comum, cada país exibe suas próprias preferências específicas. Por exemplo: em dezembro de 2014, os três principais apps dos Estados Unidos incluíram o Netflix e o YouTube, enquanto, na Coreia do Sul, o aplicativo de TV colaborativo AfreecaTV e o do portal de busca NAVER foram destaque.

O app do Facebook foi o número um em todos os países estudados. No Brasil, a plataforma móvel da rede social é responsável por 28% do tráfego móvel. Já, em sequência na lista, estão a versão mobile do navegador Chrome, com 16%, e o aplicativo do Youtube, que concentra 15%. O WhatsApp e o Instagram vêm logo atrás com 13% e 6%, respectivamente.

Outra conclusão do relatório é que vídeo comanda o crescimento do tráfego e a previsão de seu crescimento é de 45% ao ano, até 2020. Ao longo dos próximos seis anos, o tráfego total de vídeo tende a crescer 17 vezes mais do que se comparado aos últimos seis anos. Alguns fatores importantes impulsionaram essa rápida ascensão: o aumento da quantidade de dispositivos habilitados para vídeo, as telas maiores e a melhor qualidade de imagem. Outro destaque é que o vídeo está se tornando uma parte cada vez maior do conteúdo online, como notícias, anúncios e mídia social. Além disso, o vídeo é cada vez mais compartilhado em redes sociais populares, como o Twitter.

Números do quarto trimestre de 2014 que captam diferentes padrões móveis mostram que, pela primeira vez, a tecnologia LTE obteve os maiores acréscimos trimestrais, com 110 milhões de novas assinaturas móveis. Outros padrões listados no relatório incluem HSPA e GSM/EDGE, entre outros. Além disso, em 2014, foi registrado um aumento de 800 milhões de assinaturas de smartphone, elevando o número total a 2,7 bilhões, um crescimento de 40% ao total de 1,9 bilhões de assinantes em 2013.

Os resultados desse relatório refletem um declínio no número de usuários que assistem à TV tradicional e um aumento dos que gostam dos serviços de streaming. Tendo estudado nove dos principais mercados ao redor do mundo, o ConsumerLab, área da Ericsson que analisa o comportamento do usuário, identificou uma mudança na atitude do consumidor quando se mede a frequência de visualização: este ano, pela primeira vez, mais pessoas, nos países pesquisados, assistirão mais streaming de vídeo sob demanda do que de TV tradicional, semanalmente. Alguns dos condutores dessa mudança são a tecnologia 4G, o crescimento do uso de smartphones e tablets, a transformação no comportamento dos usuários e os serviços sob demanda que oferecem acesso multi-plataforma ao conteúdo.





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS