Encomendado pelo Mercado Livre (ML), o estudo feito pelo Ibope Conecta apontou que 85% dos empreendedores em e-commerce estão otimistas para 2015, principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Mesmo diante das perspectivas de recessão econômica e do nervosismo no mercado financeiro em 2015, o segmento de e-commerce parece se manter intacto e a preocupação é substituída pelo aumento de negócios. Segundo estudo feito pelo Ibope Conecta, plataforma web do Ibope Inteligência,85% dos grandes varejistas do Brasil mostraram otimismo para o ano e, desse montante, cerca de dois terços confirmaram um aumento de 20% nos negócios. Outra parcela ainda acredita que o crescimento será maior, podendo alcançar 25%.
O estudo entrevistou 545 grandes varejistas e empresas com página própria no ML. As principais razões apontadas pelos vendedores que acreditam no crescimento do setor também chamaram a atenção. Desse total, 72% indicou o aumento da penetração da internet no país e 63% acreditam no aumento da segurança e confiança das compras online. Outros 58% apontaram o aumento no número de usuários de smartphones e tablets, facilitando o acesso à plataforma.
Já os entrevistados que demonstraram baixas expectativas de crescimento (12%), as justificativas foram a atual situação política e econômica do país, bem como o aumento de tributos e impostos e a alta explosiva do dólar. “O nosso setor representa apenas 4% do varejo total, ou seja, ainda tem muitas oportunidades para crescer, independente da política econômica”, defende Helisson Lemos, diretor-geral do Mercado Livre para o Brasil.
Balanço de 2014
Para aproximadamente um terço dos entrevistados, o crescimento em 2014 foi de 30% a 80%. Outros 39% cresceram de 11% a 30% e apenas 17% mostraram resultados de até 10%. No geral, o estudo afirma que um décimo dos vendedores mais que dobraram os resultados no último ano.
O tamanho da operação dos entrevistados também varia: 29% estão na faixa de R$ 250 mil a R$ 500 mil de faturamento anual, enquanto 19% varia entre R$ 501 mil e R$ 1 milhão. Outros 12% ficaram com faturamento acima de R$ 1 milhão.
Regiões
A região que mostrou o maior número de negócios esperados para 2015 foi o Nordeste, com 61% da preferência dos entrevistados, seguido das regiões Sul (44%), Centro-Oeste (36%), Norte (36%) e Sudeste (22%).
Contudo, em 2014 a região de maior destaque – agora em última posição – foi o Sudeste, que havia representado 75% de todos os negócios. “Isso pode ser explicado pela saturação de negócios na região, diminuindo a demanda e migrando para a região com maior promessa populacional, como o Nordeste”, conclui Lemos.