Com a proximidade do Natal, cada vez mais pessoas começam a se mobilizar para comprar presentes. Alguns consumidores vão deixar de lado shoppings lotados e filas intermináveis, tão característicos do período, e partir para o e-commerce. Segundo pesquisa divulgada na última quarta-feira (26/11) pela E-bit, empresa que realiza medições no comércio eletrônico, o volume de aquisições pela internet será maior do que o presencial, com expectativa de faturamento de R$ 5,2 bilhões em 2014, 22% superior ao valor do ano anterior.
Segundo dados do estudo, entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro, estima-se que 9 milhões de pessoas deverão realizar cerca de 14,5 milhões de pedidos, com tíquete médio aproximado de R$ 360. A E-bit cita como maiores focos de interesse do consumidor condicionadores de ar e refrigeradores, bebidas, brinquedos e games, mídias, smartphones, aparelhos eletrônicos e roupas em geral.
De acordo com o diretor-executivo da companhia, Pedro Guasti, o aumento do setor já era esperado mesmo com o momento de baixa confiança da economia, pois a internet oferece maior facilidade de comparação de preços, mais informações e vantagens comerciais aos consumidores.