Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
NIC.br e Governo Federal estabelecem diálogo sobre políticas públicas de TIC no Brasil

Indicadores produzidos pelo CETIC.br estiveram no centro do debate, que reuniu representantes de diversos órgãos governamentais.

 

 

Os indicadores sobre a disponibilidade e uso da Internet produzidos ao longo dos últimos dez anos pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), estimularam um debate realizado na última quarta-feira (12), em Brasília (DF), sobre as políticas públicas de tecnologia de informação e comunicação no Brasil.

As pesquisas foram apresentadas, analisadas e debatidas entre representantes de órgãos do Governo Federal, com a mediação do CETIC.br, no evento Diálogo sobre Políticas Públicas e Indicadores TIC no Brasil, promovido pelo Ministério das Comunicações. Na ocasião, também foi lançado o estudo TIC Centros Públicos de Acesso 2013, que investiga a contribuição dos telecentros para a inclusão digital.

Na abertura do evento, o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, destacou a importância da produção de estatísticas com qualidade e pautada por parâmetros internacionais. “O CGI.br busca desenvolver benfeitorias para a Internet no Brasil. A produção de pesquisas sobre o uso da Internet no país permite que gestores e cidadãos criem estratégias de ações”.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, “para promover a universalização do acesso à Internet é de extrema importância entender os mecanismos mais viáveis e executáveis e as pesquisas do CETIC.br auxiliam nesse sentido".

Estudo inédito: TIC Saúde 2013 mapeou o uso de tecnologias em estabelecimentos de saúde

O gerente do CETIC.br, Alexandre Barbosa, pontua que “é fundamental medir os avanços obtidos pelas políticas públicas por meio de indicadores confiáveis, relevantes, oportunos para a tomada de decisões, acessíveis a todos os interessados, de baixo custo e suficientemente interdisciplinares para tratar a transversalidade das questões que envolvem adoção das TIC”, complementa.

Já a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, reforça que um dos maiores desafios para avançar no acesso, uso e infraestrutura da Internet é formar um ecossistema de articulação e inovação. "Para qualquer tipo de política, é preciso envolver órgãos do Governo Federal, Estados, municípios, ONGs e iniciativa privada. Está cada vez mais claro de que se não instituirmos a colaboração de todos e a transversalidade, as políticas não andam", declarou.

 





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS