O Facebook anunciou um novo recurso chamado de Global Pages, que permite a uma marca direcionar sua Fan Page para um país específico e, consequentemente, oferecer experiências locais para os usuários inscritos na página.
Como os usuários serão redirecionados considerando o país de residência, cada página será diferente, com fotos de capas específicas, páginas de aplicativos, eventos, postagens, e outros itens distintos entre uma região e outra - incluive o idioma. Embora pareçam páginas diferentes, a contagem do número de fãs da marca e de pessoas que “estão falando sobre isso”, será global. Além disso, cada Fan Page poderá incluir páginas locais para mercados específicos e uma página padrão para todos os outros mercados.
Exemplo de como as páginas são visualizadas em diferentes países: EUA (à esq.) e Japão (à dir.)
As empresas também terão a opção de promover apenas uma URL para todas as campanhas fora do Facebook e os usuários serão redirecionados para uma versão da página para eles e administradores terão que se preocupar apenas com um painel de administração para novas postagens para todos os usuários globais.
Até o momento, a estrutura abrange apenas páginas para países específicos - nada de cidades ou estados. Quem tiver interesse deve contatar representantes do Facebook para ter acesso à novidade. Marcas como Kit-Kat, Dove, Holiday Inn e Frankenweenie foram as primeiras a ter o acesso à ferramenta.
Até o final do ano, o Facebook pretende incluir contagens de fãs por países em todas as páginas, para que marcas possam medir detalhadamente sua atuação em diferentes lugares. "Além de proporcionar melhores experiências localizadas para seus clientes, queremos tornar mais fácil para você medir o seu público em cada país, e como sua marca atua no mercado, para que possa comparar com a concorrência", afirmou a gerente de marketing e produtos do Facebook, Kelly Winters.