Daqui a apenas dois anos, um quarto dos 50 principais bancos globais terão uma loja de aplicativos bancários para clientes. Na semana do CIAB, quando Geraldo Dezena, do Banco do Brasil, falou sobre o BB Store, o Gartner divulgou uma previsão que vai ao encontro da tendência de mobilidade para o setor.
CIOs e CMOs de bancos encaram desafios, elenca a consultoria. Desde a visibilidade de seus softwares nas lojas públicas de aplicativos, que vem caindo em meio a tantos apps, quanto em meio a tantas aplicações bancárias criadas. Assim, fica difícil para o cliente ver todos os aplicativos oferecidos pelo banco, os quais também têm interferência de líderes das linhas de negócio e suas ofertas em apps.
O conselho do Gartner se concentra em três recomendações:
- Avaliar a necessidade potencial de uma “App Store Bancária”
- Melhorar a organização do website para suportar a descoberta de aplicativos e a experiência do usuário
- Continuar a permitir o download dos apps nas lojas públicas de aplicativos
Para ter certeza que sua instituição precisa de uma app store, os dois principais atributos a ser considerados é o número de apps e a presença (ou falta) de uma plataforma de APIs, públicas, para desenvolvedores, clientes, parceiros, funcionários e outros, que servem como multiplicadores de apps do banco em si. Regra de bolso, uma App Store pode ser viável para organizações com número de aplicações a partir de 15-20.