Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
Microsoft aposta em conceito de banco inteligente no Brasil

Companhia está em negociação com as principais instituições financeiras do país para oferecer experiência mais integrada e personalizada a clientes

A Microsoft, em parceria com Accenture e Avanade, anuncia ao mercado brasileiro o modelo de “banco inteligente”, baseado na convergência de diversos conceitos como nuvem, social, big data e mobilidade. O intuito da companhia é possibilitar às instituições financeiras um atendimento aos clientes cada vez mais integrado e personalizado sob uma abordagem omnichannel dentro e fora das agências. 

A proposta é utilizar tecnologias da companhia já em pleno uso, como os sensores de reconhecimento facial do Kinect e ferramentas de comunicação e colaboração social, como Skype e Link, integradas a diversas aplicações para aproximar funcionários de bancos de seus clientes. O serviço já foi apresentado em outros países e está sendo aplicado por bancos como Deutsche Bank, BNP Paribas e La Caixa.
No Brasil, o BTG Pactual já faz a integração do Link com o Skype ao sistema de CRM para comunicar com clientes. A Microsoft está em negociação com os oito maiores bancos brasileiros, de acordo com gerente sênior de Vendas da Microsoft Brasil Eduardo Salvio, e a expectativa é que novos contratos sejam fechados dentro de 3 a 5 meses. 

O foco principal da companhia está tanto em oferecer os serviços para bancos de investimento e varejo quanto seguradoras. A adoção das tecnologias, segundo ele, deve acontecer de maneira parcial por meio de alguns serviços e, futuramente, avançar para o conceito “banco inteligente” em sua plenitude.
“Enquanto a sociedade brasileira avançou no uso de tecnologia, os bancos ainda estão se comunicando com seus clientes por meio de tecnologias da década de 90. Estamos falando aqui de tecnologias simples que poderão ser aplicadas para transformar a experiência do cliente nos bancos”, afirmou Eduardo Salvio. Para o executivo, o desafio é que esses serviços sejam oferecidos de maneira massiva aos clientes pelos bancos de varejo, olhando inclusive para ascensão de das classes sociais C e D. 

O desafio da integração de aplicações e inovações e a questão dos legados dento da TI nas organizações financeira ainda é um gargalo, avaliou Amilton Berteli, diretor de marketing, vendas e inovação da Avanade. “A TI dos bancos está organizada hoje com foco nos produtos. A partir do momento que essa orientação muda para o cliente, o banco passa a oferecer uma experiência melhor”, destacou. Dessa maneira, o executivo acredita que a estratégia de entrada das soluções que envolvem o conceito de “banco inteligente” será pela área de negócios, e não por TI. 

Aproveitar as informações que o banco já possui sobre os clientes é o caminho para criar novas oportunidades de negócios, comentou Marcelo Marquez, diretor global de soluções financeiras da Microsoft. “A partir da construção de uma camada de comunicação na qual os dados são a base das aplicações, os bancos poderão operar como eletronic advisors a um número maior de clientes por um custo menor”, concluiu.  




Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS