O Twitter irá obter mais lucro com publicidade móvel este ano, nos EUA, do que a maior rede social do mundo, o Facebook. A previsão foi feita pela eMarketer.
De acordo com reportagem publicada no site da empresa de análise e pesquisa, o Twitter ganhará US$ 129,7 milhões com publicidade móvel em 2012. Já o Facebook, que lançou anúncios para celular pela primeira vez este ano, conquistará pouco mais da metade desse montante: US$ 72,7 milhões.
O foco crescente em plataformas móveis, tanto por parte do Twitter e do Facebook como outros grandes editores de publicidade digital, irá contribuir para o crescimento do mercado total de publicidade móvel nos EUA, que atingirá 2,61 bilhões de dólares este ano, segundo estimativas da eMarketer. Em 2016, a previsão é de que esse mesmo mercado fature US$ 12 bilhões.
Vários fatores sustentam o crescimento do negócio de publicidade móvel do Facebook e do Twitter. Com os usuários cada vez mais acessando o microblog via dispositivos móveis, a eMarketer acredita que a integração entre a empresa de anúncios de produtos - particularmente os tuites promovidos - e a experiência do usuário fizeram a diferença. O CEO do Twitter, Dick Costolo, informou que, na maioria dos dias, o serviço gera mais receitas com anúncios de usuários de dispositivos móveis do que de visitantes do Twitter.com
O Facebook, em comparação, apenas estreou anúncios Premium para dispositivos móveis e desktop no início deste ano. A eMarketer estima que a rede social obtenha mais de 60% de sua receita por meio de sua ferramenta de publicidade, a “Marketing”, sendo a maioria gerada por anúncios que são exibidos do lado direito da tela quando o FB é acessado por um PC. Esses anúncios não aparecem em seu aplicativo móvel.