Gartner revisa projeção do mercado para cima e, no ano que vem, taxas de crescimento do Brasil, Rússia e México serão maior que a média mundial
O mundo dos anúncios em dispositivos móveis será melhor que o esperado neste ano. O Gartner elevou de US$ 13,1 bilhões para US$ 18 bilhões a projeção de receita com publicidade móvel neste ano, com expectativa de crescimento para US$ 41, 9 bilhões em 2017. Embora todos os formatos tenham crescimento, os anúncios em vídeo devem ter a maior aceleração.
“Nos próximos anos, crescimento no gasto em anúncios móveis irá desacelerar devido ao inventário de espaço que cresce mais que a demanda, bem como o número de websites móveis e aplicações que crescem mais que os requerimentos de publicidade para essas telas”, diz Stephanie Baghdassarian, diretora de pesquisa do Gartner. “Entretanto, de 2015 a 2017, o aumento será impulsionado por melhores condições de mercado, como consolidação de provedores, padronização de métricas e novas tecnologias de direcionamento, bem como um interesse sustentado no meio móvel”, completa.
Os anúncios de geolocalização irão se beneficiar dos dados coletados dos usuários, seja pela opção automática configurada nos dispositivos ou até mesmo pelo opt-in de aplicativos como Foursquare e Pinteres. Como resultado, pequenos anunciantes locais passarão a se interessar mais pelo meio móvel.
Regiões
O Gartner pontua que a elevação do mercado de anúncios móveis acontecerão em todas as regiões, mesmo sendo a América do Norte o mercado de onde virá a maior fatia desse universo, tanto pela escala dos orçamentos de anúncios, bem como a cultura móvel. Nosmercados emergentes, o Brasil será um dos líderes da alta – ao lado de Rússia e México. No ano que vem, as taxas de crescimento desses países devem ser maiores que a média mundial.