No primeiro semestre de 2012, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) desenvolveu uma série de ações que resultaram em melhorias em cidades das regiões da Campanha, Fronteira-Oeste e Vale do Jaguari, que estão na área da Superintendência Regional Pampa. Foram resolvidas diversas demandas cuja solução era aguardada há mais de dois anos pelas comunidades. Entre os serviços, destacam-se a ampliação de mais de 9 mil metros de redes e a substituição de outros 7 mil metros.
Em Dom Pedrito, na Campanha, foram estendidos 630 metros de rede para o Loteamento Humaitá (obra em parceria com a prefeitura) e 280 metros para a escola técnica do município. Ambas as obras eram reivindicações antigas da população local. O município ainda renovou em junho com a companhia o contrato de programa de água e esgoto pelos próximos 25 anos, garantindo investimentos de R$ 66 milhões em saneamento.
Foram efetuadas ainda a reforma, a impermeabilização e a pintura de sete reservatórios, localizados em Rosário do Sul, na Fronteira, e São Vicente do Sul, no Vale do Jaguari. Além disso, houve a montagem de um poço em São Francisco de Assis e trabalhos de manutenção nas barragens de Caçapava do Sul e Lavras do Sul, na Campanha.
Também foram realizadas trocas de registros e de hidrantes, substituição de motores e de quadros de comando com partida compensada, pesquisa e conserto de vazamentos e instalação de filtro na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santiago, no Vale do Jaguari. Em junho, foi assinado em Aceguá, na Campanha, o primeiro projeto binacional de saneamento básico, em um termo de cooperação técnica com a estatal uruguaia OSE.
O superintendente regional da Corsan na área do Pampa, Napoleão Leite, destaca que todas as realizações mencionadas são fruto de um trabalho em equipe. "A colaboração dos 180 colegas que compõem a equipe da Companhia nessas regiões foi essencial para as conquistas, bem como o apoio das superintendências funcionais e diretorias", finaliza.