Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio que passou por constantes evoluções durante os seus quase 25 anos de existência. O último grande salto geracional foi registrado com o lançamento do Bluetooth 5.0, que substituiu o Blueetooth 4.0. Entre as melhorias, o lançamento trouxe upgrades de velocidade, aumento do alcance do sinal e mais rapidez para processo de transferência de dados.
Dentro de cada lançamento geracional do Bluetooth, ocorrem várias divisões, identificadas por números decimais. Por exemplo, o anúncio do Bluetooth 4.0 foi seguido pelos lançamentos das versões 4.1 e 4.2, até finalmente chegar na quinta geração do dispositivo. Já a quinta geração já passou por 5.1, 5.2 e 5.3. Estes lançamentos de menor escala geralmente trazem melhorias incrementais, correções de bugs, otimização de desempenho e adições de recursos menores.
📠Como arrumar problema de fones Bluetooth? Confira no Fórum do TechTudo
O que é o Bluetooth?
Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance que permite a troca de dados entre dispositivos eletrônicos. A sua principal finalidade é facilitar a comunicação entre aparelhos próximos, como smartphones, tablets, computadores, fones de ouvido, alto-falantes, teclados, mouses e muitos outros. Isto pode incluir a transferência de arquivos, como fotos e músicas, o emparelhamento para transmissão de áudio, a conexão de acessórios e muito mais.
A tecnologia é amplamente utilizada em uma variedade de dispositivos modernos devido à sua conveniência, versatilidade e facilidade de uso. Por isso, o Bluetooth desempenha um papel importante em muitos aspectos da vida cotidiana, desde entretenimento doméstico até aplicações industriais e médicas.
Bluetooth 4.0
A versão Bluetooth 4.0 foi lançada em 2010, e trouxe vários avanços significativos em relação às versões anteriores do Bluetooth. Dentre eles, foi a introdução do Bluetooth Low Energy (BLE), tecnologia que fez com que a comunicação entre aparelhos passasse a demandar consideravelmente menos energia do que as versões anteriores. Isto foi algo que impactou diretamente a autonomia de bateria dos dispositivos, como wearables, sensores e aparelhos de monitoramento de saúde.
Outro upgrade alcançado nesta geração foi o suporte a distâncias maiores. O alcance máximo da tecnologia saiu de 61 m, o que gerou a possibilidade de novas utilizações promissoras para o Bluetooth. Além disso, o Bluetooth 4.0 também trouxe melhorias na velocidade de transferência de dados em comparação com as versões anteriores, proporcionando uma conexão mais rápida e eficiente entre dispositivos compatíveis.
Bluetooth 4.1
Bluetooth 4.1 eliminou a interferência que a tecnologia tinha com o 4G, uma vez que ambos operam em ondas. Antes, o desempenho das funções era prejudicada, algo que foi solucionado após uma coordenação do rádio do Bluetooth para que não houvesse mais uma sobreposição entre os elementos. Esta versão também atualizou a arquitetura de banda para chamadas utilizando fones de ouvido, além de aprimorar a capacidade de transmissão de dados.
Bluetooth 4.2
O Bluetooth 4.2 aumentou a velocidade de transferência de dados em até 2,5 vezes em comparação com o Bluetooth 4.0/4.1, com o objetivo de proporcionar uma experiência mais rápida e eficiente. Além disso, a versão trouxe suporte nativo para IPv6, facilitando a integração direta de dispositivos Bluetooth em redes IPv6 e na Internet das Coisas.
Bluetooth 5.0
O Bluetooth 5.0, por sua vez, foi lançado em 2016, junto com diversas evoluções para a tecnologia, especialmente pra o BLE. O padrão tem uma velocidade de transferência de dados duas vezes maior em comparação com a versão 4.2, e seu alcance chega a até 240 m em condições ideais, o que é particularmente útil para aparelhos smart em casas inteligentes.
Além disso, esta geração aumentou a capacidade de transmissão de dados de forma significativa. Ao todo, o Bluetooth 5.0 aumentou em 8 vezes a capacidade de transmissão de dados, o que permite que mais informações sejam transmitidas em um único pacote de dados. Isto é crucial para apps que requerem largura de banda mais alta, como dispositivos de realidade virtual e ampliados.
Bluetooth 5.1
A mais significativa adição do Bluetooth 5.1 foi a introdução do recurso de direção de sinal, conhecido como "direction finding". O recurso permite que os dispositivos determinem a localização relativa a outros dispositivos Bluetooth nas proximidades. Isto é feito pelo uso de antenas direcionadas e algoritmos específicos, que permitem que os aparelhos determinem a direção de chegada ou partida dos sinais.
Bluetooth 5.2
O Bluetooth 5.2 trouxe o LE Audio, recurso que trouxe melhorias sonoras, suporte à áudio multiponto e transmissão para múltiplos dispositivos ao mesmo tempo. Isto proporciona uma experiência de áudio mais imersiva e flexível em dispositivos Bluetooth.
Bluetooth 5.3
O Bluetooth 5.3, por sua vez, aumentou o tamanho da chave de criptografia, para evitar entradas indevidas e vazamentos. Este upgrade foi importante já que cada vez que uma informação é gerada, os dispositivos envolvidos na sua transmissão criam uma chave aleatória para que outros aparelhos não acessem estes dados. Aumentar os caracteres garantiu uma segurança maior tanto para quem envia, quanto para quem recebe dados através da tecnologia.
Bluetooth 5.4
O Bluetooth 5.4 é a versão mais recente da tecnologia, sendo lançado em fevereiro de 2023. Entre os upgrades, o principal foi o aprimoramento da funcionalidade Publicidade Periódica com Resposta (PAwR), na qual é possível enviar anúncios de conectividade em intervalos regulares, enquanto também monitora e responde a conexões de outros dispositivos.
Isto é útil em situações em que um aparelho precisa manter uma presença constante na rede Bluetooth para ser descoberto por outros dispositivos, mas ainda deseja economizar energia quando não está em uso ativo.
Afinal, o que mudou do Bluetooth 4.0 para o 5.0?
O salto geracional da do Bluetooth 4.0 para 5.0 dobrou a velocidade de 1 Mb/s para 2 Mb/s. Além disso, o alcance do sinal foi quase quintuplicado no período, passando de 50 m ao ar livre e 10 m dentro de casa, para cerca de 240 m ao ar livre e 40 m dentro de casa.
A quinta geração do Bluetooth também trouxe melhorias dinâmicas significativas na capacidade de transmissão de dados, já que permitiu que mais informações sejam transmitidas em um único pacote de dados. Isto é útil para aplicativos que desbloqueiam largura de banda mais alta.
Além disso, no período, foi implantado suporte nativo para Bluetooth Mesh, uma topologia de rede que permite a comunicação entre vários dispositivos Bluetooth em uma rede em malha. Esta ferramenta está presente, principalmente, em automações residenciais e industriais, onde vários dispositivos precisam ser comunicados entre si de forma eficiente.