O Apple Music, serviço de streaming de música da Apple, atingiu o marco 100 milhões de faixas na última terça-feira (4). Com isso, o app, disponível para Android e iPhone (iOS), ultrapassou o Spotify, um de seus principais concorrentes do mercado e que tem cerca de 80 milhões de canções em seu acervo. Além de uma biblioteca mais vasta, o aplicativo da Apple conta com alguns outros diferenciais em relação aos demais serviços de streaming, como acesso a rádios e a playlists feitas por curadores da plataforma.
Pensando nisso, na lista a seguir, o TechTudo reuniu seis funções que você precisa conhecer no aplicativo de música da Apple. Vale dizer que, diferentemente do Spotify, a plataforma não possui conteúdo gratuito, e é necessário assinar o serviço para utilizá-lo. No Brasil, a mensalidade custa R$ 21,90, mas a plataforma oferece um período de testes gratuito de 30 dias.
Apple Music: 6 funções do app de streaming que você precisa conhecer — Foto: Divulgação/Getty Images
1. Reorganizar as músicas de playlists
O Apple Music recebeu alguns aprimoramentos com o lançamento do iOS 16, incluindo a possibilidade de reorganizar a ordem das músicas em playlists criadas na plataforma. Antes da atualização do sistema operacional do iPhone, não era possível alterar a ordenação das faixas e, por isso, elas permaneciam sempre na mesma ordem como foram adicionadas à lista.
Com a chegada do iOS 16, esse cenário mudou e, a partir de agora, é possível ordenar as faixas a partir do título, do nome do álbum, do artista ou pela data de lançamento das canções. Para modificar a classificação das músicas, basta abrir a playlist, tocar sobre o ícone de reticências no canto superior direito e tocar em "Ordernar por". Por lá, você pode definir a forma como quer que suas músicas fiquem organizadas.
É possível ordenar músicas de playlists no Apple Music — Foto: Reprodução/Clara Fabro
2. Ouvir música com o SharePlay
Uma funcionalidade interessante do Apple Music permite que usuários escutem músicas juntos usando o SharePlay durante uma chamada feita via FaceTime. Vale dizer que, para usar a função, o contato precisa ter um iPhone rodando o iOS 15 ou posterior, além de ser assinante do app de streaming.
Para compartilhar a faixa, abra o Apple Music e selecione e a música desejada. Em seguida, toque sobre o ícone de reticências ao lado no nome da música e toque sobre "SharePlay". Na próxima tela, selecione o contato e vá em "FaceTime".
O Apple Music permite que usuários compartilhem faixas para ouvir juntos com o SharePlay — Foto: Reprodução/Clara Fabro
Veja fotos da evolução do iPhone
3. Usar áudio lossless e Dolby Atmos
A Apple Music oferece um diferencial em comparação aos seus concorrentes quando o assunto é qualidade de áudio. Isso porque, com o app, é possível aprimorar a qualidade do som ativando recursos como o Dolby Atmos e Áudio Lossless, que oferecem experiência de som surround, um tipo mais imersivo e sem perdas que preserva os sons como foram gravados.
Para ativar os recursos, vá até os ajustes do dispositivo e toque sobre "Música". Em seguida, abaixo de "Áudio", selecione "Dolby Atmos" e ative a chave "Sempre Ativado". Na sequência, retorne à página anterior, toque sobre "Qualidade do Áudio" e pressione "Áudio Lossless". Vale dizer que, para conseguir aproveitar a experiência de som completa, é necessário ter um equipamento de áudio compatível.
É possível aprimorar a experiência do áudio habilitando recursos como o Dolby Atmos e Áudio Lossless — Foto: Reprodução/Clara Fabro
4. Conteúdo mais humanizado
Outro diferencial da plataforma é que grande parte das playlists disponíveis no Apple Music são criadas por editores, e não por algoritmos. Isso torna o conteúdo mais humanizado e diferenciado, já que foge das indicações a que usualmente as inteligências artificiais acabam recorrendo.
As listas de reprodução ficam disponíveis na aba "Explorar", e podem ser conferidas logo abaixo da seção "Escolhas dos nossos editores".
Conferindo playlists com curadoria dos editores do Apple Music — Foto: Reprodução/Clara Fabro
5. Rádio Beats 1 e outras estações
Diferentemente de boa parte dos serviços de streaming, o Apple Music também disponibiliza algumas estações de rádio em sua plataforma - com destaque para a Beats 1, que funciona 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. A estação também tem curadoria feita por DJs e artistas, assim como outras rádios específicas da plataforma.
Vale dizer que existem mais de 100 mil estações de rádio ao vivo de várias partes do mundo disponíveis na Apple Music, e todas podem ser conferidas na aba "Rádio".
O Apple Music disponibiliza mais de 100 mil rádios online em sua plataforma — Foto: Reprodução/Clara Fabro
6. Guardar músicas na nuvem
Essa dica é útil para quem usa mais de um dispositivo Apple e quer sincronizar a biblioteca de músicas entre todos os aparelhos. Com o iCloud, é possível armazenar suas playlists e músicas da biblioteca na nuvem. Dessa forma, você pode acessar esses conteúdos em outros dispositivos, como um MacBook ou iPad, usando seu ID Apple.
Para ativar o iCloud no Apple Music, basta acessar os ajustes, tocar em "Música" e ativar a chave ao lado de "Sincronizar Biblioteca".
Ao sincronizar a Biblioteca de músicas com o iCloud é possível acessar suas músicas em diferentes dispositivos Apple — Foto: Reprodução/Clara Fabro