A Apple deve para revelar hoje seus novos modelos do iPhone - uma versão premium e outra mais barata. Separamos o que provavelmente pode ser verdadeiro dentre todas as especulações
Nesta terça-feira (10), a Apple deve lançar seu novo iPhone – ou talvez dois. Se você está por dentro dos burburinhos sobre o lançamento, já deve saber que a Apple pode mudar algumas coisas este ano. Ao invés de lançar um smartphone, o CEO Tim Cook e sua equipe são esperados para revelar dois modelos: o modelo premium do iPhone 5S e uma versão mais barata voltada para os consumidores de países emergentes.
- Celular mais barato: verdadeiro
O iPhone é imensamente lucrativo para a Apple, mas sua fatia do mercado nos países emergentes ainda é pequena. Em mercados-chave, como a China, o sistema operacional Android é predominante. A solução? Uma versão mais barata do iPhone – que todo mundo está chamando de iPhone 5C e deve ser lançada hoje.
- Tela maior: falso
Em julho deste ano, circularam na internet boatos de que a Apple estaria postergando o lançamento do iPhone 5S para aumentar o tamanho da tela de 4 para 4,3 polegadas. No entanto, o iPhone 5S ainda deve seguir o mesmo tamanho de tela que seu antecessor, mas as coisas podem ser diferentes para o iPhone 6 – segundo a imprensa norte-americana, a Aplle estaria testando um iPhone com tela de 6 polegadas.
- Opções de cores: verdadeiro
Há vários indícios que mostram que a Apple pode romper com seu combo tradicional de cores preto/branco e inovar em seus lançamentos. O iPhone 5C, de preço mais acessível, deve vir em diversas opções de cores, enquanto o premium iPhone 5S deve trazer de novidade a cor “champanhe” ou uma versão grafite/cinza.
- Sensor de digitais: verdadeiro
Dispositivos computacionais com scanners de digitais humanas não são novidade. A IBM lançou seu laptop com o recurso em 2004, enquanto o smartphone Atrix 4G da Motorola trouxe o sensor em 2011. É esperado que o iPhone 5S integre o sensor de digitais com o botão home, que poderá substituir o uso de senhas para bloquear o telefone, acessar contas e carteiras digitais para dar mais segurança a compras online, por exemplo. O sensor é uma ideia interessante, mas será que ele será tão fácil e simples de usar quanto as senhas?
- NFC: falso
Há algum tempo tempos ouvido que a tecnologia near-field communication (NFC) será o futuro em termos de pagamento móvel. A tecnologia de transferência de dados da Samgung, chamada de S Beam, já é baseada em NFC, além de outros Androids. Por enquanto, o iPphone não deve ser habilitado para NFC – o fator decisivo para isso pode ser a recepção do mercado. Segundo analistas, a Apple deve esperar até o próximo ano para integrar o NFC com o aplicativo de pagamento móvel Passbook e seu novo leitor de digitais. Ao invés da tecnologia NFC, a empresa também pode optar pela Bluetooth Smart.
- Câmera otimizada: verdadeiro
A cêmera do iPhone 5S deve receber algumas melhorias, como uma abertura f2.0, que permitirá maior entrada de luz do que a abertura f/2.4 do iPhone 5. O resultado: melhores imagens em condições de baixa luminosidade.
- Recarga wireless: falso
No começo do ano, rodaram pela internet algumas especulações sobre a possibilidade da Apple adicionar a recarga wireless ao iPhone até o final de 2013. No entanto, blogs especializados refutaram imediatamente essa possibilidade, alegando que a implantação do recurso exigiria grandes mudanças no design do casco de alumínio do aparelho.