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Os 10 mandamentos para aproveitar ao máximo o home office

Veja dicas de como deixar a experiência de trabalho remoto o melhor possível

Redação

Por Redação

setembro 8, 2020 - 9:00 am

em Notícias...

 

Com a quarentena atravessando seu quinto mês, muita gente já trabalha em regime de home office há tempos. O que não quer dizer que estejam aproveitando o máximo do potencial de trabalhar de casa.

Veja abaixo dez dicas essenciais de home office para que o seu dia a dia profissional seja o melhor possível:

1. Videoconferências só quando necessário
A videoconferência é uma solução fácil para substituir as reuniões e, uma vez que não exigem deslocamento, os links do Zoom e do Teams estão soterrando todo mundo que trabalha de casa. Porém, devido à natureza artificial das interações digitais, é difícil permanecer consistentemente engajado nas ferramentas virtuais. A necessidade de agendar videoconferências em todas as horas do dia, portanto, cada vez mais dá lugar a outras alternativas de ferramentas de colaboração simples, como o Slack, grupos de WhasApp e até mesmo o bom e velho e-mail, formatos de comunicação que exigem bem menos do colaborador.

2. Prepare o ambiente
No começo da pandemia, todo mundo perdoava contratempos em videoconferências, mas cinco meses depois, já é esperado um certo grau de profissionalismo, até mesmo da identidade virtual dos funcionários. Consequentemente, o ambiente em que você realiza suas chamadas de vídeo se torna muito importante. A dica é comprar alguns equipamentos básicos para melhorar a configuração da sua casa. Vale a pena investir, por exemplo, em iluminação ou em um microfone externo de boa qualidade.

3. Nem sempre é preciso ligar o vídeo
Essa aqui é uma das dicas de home office que pode alegrar muita gente. Alguns empregadores encorajam o uso de vídeo durante uma reunião, mas, de modo geral, funcionários não perdem credibilidade por manterem seus vídeos desligados se desejarem.

4. Não faça virtualmente o que você não faria presencialmente
O trabalho remoto não altera alguns elementos do profissionalismo corporativo. Não espere que colegas, clientes e chefes não se importem com a sua vestimenta, tom de voz e pontualidade no trabalho apenas porque você está trabalhando remotamente. Outra dica é não aproveitar o ambiente virtual para verificar e-mails ou checar seu Twitter durante uma chamada de vídeo, porque outras pessoas podem perceber quando você está executando várias tarefas, mesmo que virtualmente. Você não ficaria mexendo no seu celular na frente de um colega de trabalho fazendo uma apresentação, portanto, não há razão para agir de forma diferente online.


Veja também: Precisamosa falar sobre burnout em tempos de pandemia

 

5. Calls cada vez mais curtas
Com os slots de 30 minutos sendo a opção padrão ao configurar uma reunião na agenda, as chamadas que poderiam levar alguns minutos agora duram muito mais do que o necessário. Entretanto, o bom senso deve prevalecer: coisas que levam dois minutos devem levar dois minutos.

6. Escolha sempre a plataforma correta
Em muitos casos, nem mesmo é necessário configurar uma chamada no Zoom. Dependendo do objetivo da comunicação, é muito mais produtivo utilizar outras plataformas. A videoconferência é apenas uma das ferramentas que podem ser usadas, e os aplicativos de mensagens instantâneas e compartilhamento de arquivos também são boas opções alternativas para se comunicar. Cabe aos gerentes definir uma estratégia em torno das ferramentas de colaboração, mas os funcionários devem certificar-se de que a cumprem. Um bom e velho telefonema pode muitas vezes fazer um trabalho melhor do que um e-mail pouco claro ou uma videoconferência sem fim.

7. Cheque as mensagens antes de enviar
Garantir que suas mensagens sejam claras, concisas e educadas é uma regra. E com o trabalho remoto se tornando cada vez mais comum, é importante se certificar que a mensagem está do jeito certo. No mundo digital, a mesma mensagem escrita e tom de voz podem ser aceitáveis em um lugar, mas ser considerado inadequado em outro. Como a chance de esclarecer algum mal entendido pode não existir neste momento pandêmico, certifique-se de fazer tudo certo desde o início.

8. Mantenha altos padrões de performance
Embora a questão de produtividade e alto desempenho tenha estado de lado nos últimos meses, afinal estamos em uma pandemia, inevitavelmente a cobrança por estes dois elementos estará de volta no horizonte em algum ponto. A dica aqui é simples: seja o seu melhor eu remoto. As pessoas podem estar com alguns problemas para voltar a ser tão produtivas quanto antes da pandemia, mas é interessante buscar voltar ao mesmo nível de motivação e comprometimento ao trabalhar remotamente em comparação com o trabalho em um escritório.

Em outras palavras, chefes podem voltar esperar o mesmo nível de produtividade de seus funcionários, estejam eles remotos ou no escritório. Os seus padrões de excelência não devem ser diferentes com base na sua localização física. Essa é uma das dicas de ouro para se manter com a moral em alta no time, mesmo durante um regime de home office.

9. Não deixe de lado os momentos de jogar conversa fora
A vida no escritório também é acompanhada por atualizações de fim de semana ao lado da máquina de café e horários de almoço compartilhados com seus colegas de trabalho. Deste modo, é preciso abrir espaço na agenda para se refrescar, recarregar ou apenas esticar as pernas. É fácil, em casa, adquirir o hábito de estar constantemente online e produtivo, mas ninguém espera que você deixe de lado os momentos informais no escritório só porque agora você está em casa. Não hesite, portanto, em fazer uma pausa para o almoço ou se permitir um café pela manhã.

10. Fique de olho na sua reputação online
À medida que o trabalho remoto se difunde, a imagem online dos funcionários também ganha destaque. Algumas regras básicas ainda se aplicam: use uma foto profissional para enviar e-mail, seja educado e envie mensagens de agradecimento depois de obter ajuda. No entanto, é provável que novas normas se desenvolvam à medida que as empresas adotem plataformas virtuais para criar vínculos informais entre funcionários e equipes.

O Workplace by Facebook, por exemplo, permite que os funcionários criem perfis para compartilhar quando eles ingressaram na organização, de quais grupos eles fazem parte e a qual equipe pertencem. Assim, vale a pena gastar um tempo com a curadoria de seu eu virtual para se apresentar da forma mais profissional possível. Nada de ficar compartilhando excessivamente suas fotos de férias com o perfil do seu local de trabalho, por exemplo. Você também deve pensar em como manter contato com os clientes. Para seus clientes, encontre novas maneiras de compartilhar suas ideias e iniciar conversas por meio de podcasts, webinars e artigos de blog.

Na etiqueta digital do futuro, portanto, ser criativo certamente fará com que você ganhe colha bons frutos. O que achou das dicas para melhorar seu home office? Se curtiu, não esqueça de compartilhar!





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