Da Redação
Hoje às 14h21
Foto: Shutterstock
O Google anunciou nessa quinta-feira (22), um projeto com novos controles de privacidade para os usuários do Chrome. De acordo com informações divulgadas pelo TechCrunch, caso seja concretizada, a iniciativa tornará mais difícil para os anunciantes e profissionais de marketing digital acompanhar a navegação das pessoas pela web. A proposta segue os planos da gigante da tecnologia de alterar o funcionamento dos cookies e facilitar o bloqueio de rastreamento pelos usuários.
O projeto para um novo padrão estende as recentes medidas, já que está em avaliação como o Chrome pode fechar as brechas que o ecossistema de publicidade digital pode usar para contornar as barreiras. Dessa forma, no futuro pode ser que os usuários contem com mais opções de controle sobre as suas informações e mantenham o seu anonimato.
Depois de diversos episódios polêmicos, as grandes empresas de tecnologia têm compreendido a sua responsabilidade de ajudar os usuários a manter a privacidade. No entanto, a publicidade personalizada depende do maior número possível de informações sobre determinado usuário - justamente um dos serviços responsáveis por grande parte da receita da Google. Para a companhia, o foco está na mudança da estrutura do ecossistema de publicidade, fornecendo aos anunciantes as ferramentas necessárias e ao mesmo tempo respeitando a privacidade dos usuários.
É claro que a mudança será desafiadora, tanto que o própria Google reconhece que o projeto levará anos para ser concluído. Isso significa que, até o momento, não há novidades no Chrome, mas a expectativa é de que a companhia comece a experimentar a ideia em um futuro próximo.