Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
Android 10 (Q) vs iOS 13: veja recursos que foram anunciados nos sistemas

iOS 13 e Android 10 (Q) são as novas versões dos sistemas operacionais da Apple e do Google, respectivamente, com lançamentos previstos para o segundo semestre deste ano. As atualizações e seus recursos foram anunciados pelas gigantes da tecnologia durante a WWDC 2019 e o Google I/O 2019. Funcionalidades muito aguardadas poderão ser encontradas nos softwares, o que estimula a base de usuários a fazer comparações entre os dois sistemas.

modo escuro terá versões nativas para Android e iPhone (iOS), com o objetivo de aprimorar a experiência do usuário em ambientes pouco iluminados ou durante a noite. Melhorias em questões relacionadas à privacidade também foram prioridade no desenvolvimento dos serviços, que agora devem ter configurações para limitar o acesso de aplicativos à localização do dispositivo.

A seguir, o TechTudo preparou uma lista com os principais recursos que estarão presentes nos sistemas. Vale lembrar que essa ainda não é uma comparação definitiva, já que as funcionalidades só serão testadas após o lançamento definitivo dos softwares.

00:00/02:59
iPhone com iOS 13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iPhone com iOS 13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

 

1. Modo escuro

 

O modo escuro (também conhecido como "dark mode" ou "modo noturno") estará presente no iOS 13 e no Android 10 (Q), e é um dos recursos mais aguardados nas novas versões dos sistemas. Ao mudar o esquema de cores da tela do aparelho para tonalidades mais escuras, baseadas em preto e cinza, a função tem como objetivo tornar o uso do dispositivo mais confortável para os olhos do usuário em ambientes pouco iluminados ou durante a noite. É esperado que boa parte da interface de ambos os sistemas funcione desse modo, com ícones, janelas, fontes e aplicativos nativos adaptados ao novo modo.

Modo escuro do Android 10 (Q) resolve problemas de luminosidade excessiva  — Foto: Divulgação/Google
Modo escuro do Android 10 (Q) resolve problemas de luminosidade excessiva  — Foto: Divulgação/Google

Modo escuro do Android 10 (Q) resolve problemas de luminosidade excessiva — Foto: Divulgação/Google

No iOS 13, o modo escuro poderá ser ativado manualmente ou configurado para que seja habilitado automaticamente ao anoitecer ou em horário estipulado pelo usuário. Para quem possui os aparelhos mais recentes, como o iPhone XS, a novidade será ainda mais vantajosa, já que o novo modo também ajuda a economizar energia devido às telas OLED.

No iOS 13, o modo escuro pode ser configurado para ser ativado automaticamente ao anoitecer — Foto: Reprodução/AppleNo iOS 13, o modo escuro pode ser configurado para ser ativado automaticamente ao anoitecer — Foto: Reprodução/Apple

No iOS 13, o modo escuro pode ser configurado para ser ativado automaticamente ao anoitecer — Foto: Reprodução/Apple

 

2. Lembretes

 

O aplicativo Lembretes chegará totalmente reformulado ao iOS 13 — Foto: Divulgação/AppleO aplicativo Lembretes chegará totalmente reformulado ao iOS 13 — Foto: Divulgação/Apple

O aplicativo Lembretes chegará totalmente reformulado ao iOS 13 — Foto: Divulgação/Apple

O aplicativo Lembretes chegará de cara nova ao iOS 13. O programa terá compatibilidade com anexos para ampliar a experiência do usuário, que poderá adicionar fotos e arquivos às suas notas. A inteligência do app também foi aprimorada, uma vez que será possível receber sugestões de alarmes e de outras tarefas com base na anotação digitada pelo usuário.

Vale lembrar que o Android 10 (Q) já possui um recurso parecido com esse acoplado ao Google Assistente. Com ele, é possível usar um comando de voz para pedir que o app lembre o usuário de determinados eventos ou compromissos, por meio de notificações e mensagens de voz.

 

3. Privacidade

 

Android 10 (Q) traz configurações aprimoradas de privacidade, incluindo limites ao acesso de apps à localização do usuário — Foto: Divulgação/GoogleAndroid 10 (Q) traz configurações aprimoradas de privacidade, incluindo limites ao acesso de apps à localização do usuário — Foto: Divulgação/Google

Android 10 (Q) traz configurações aprimoradas de privacidade, incluindo limites ao acesso de apps à localização do usuário — Foto: Divulgação/Google

A privacidade do usuário foi anunciada como a principal prioridade do Google no desenvolvimento do Android 10 (Q). A atualização vai permitir que o usuário limite o acesso dos aplicativos à sua localização. Dessa forma, será possível configurar os apps para que tenham acesso ao GPS apenas durante o uso, desabilitando automaticamente a função quando estiverem em segundo plano. Outras melhorias relacionadas à segurança do usuário também são esperadas na nova versão do sistema.

A Apple anunciou uma política de privacidade parecida para o iOS 13. Uma maior proteção contra a vigilância de apps em segundo plano e em conexões Bluetooth e Wi-Fi também são esperadas. A grande novidade do sistema é o “Sign in with Apple”, um novo recurso para fazer login em sites variados de maneira segura. A cada uso, será gerado um e-mail aleatório do usuário, afastando-o de vazamentos de informações sensíveis e evitando o recebimento de mensagens indesejadas como spam.

 

4. Mapas

 

Apple Maps também chegará diferente ao iOS 13. O app, não muito popular nas versões anteriores do sistema operacional, sofreu alterações em sua interface e traz novidades. Alguns exemplos são a facilidade para acessar locais favoritos e um organizador de viagens integrado. Recursos como compartilhamento de trajeto com contatos e visualizações em 3D do mapa também são esperados nessa nova versão do programa. No entanto, muitas funções devem chegar apenas para os usuários dos Estados Unidos.

Nesse quesito, o Android 10 (Q) conta com o Google Maps, aplicativo que já possui a maior parte das funções anunciadas pela concorrente. Os anúncios mais recentes do serviço estão à frente do Apple Maps, e contam com recursos como realidade aumentada e alertas de acidente, radar ou lentidão. No mês de junho, usuários brasileiros receberam uma função que diz se ônibus, metrô e trens estão lotados.

O recurso de realidade aumentada deve chegar ao Google Maps em breve — Foto: Divulgação/Google

 

5. Fotos

 

O aplicativo Fotos do iOS 13 ganhará uma nova interface e melhorias na navegação. O usuário poderá explorar sua galeria por datas ou visualizar todas as fotografias de uma só vez. Também será possível filtrar os arquivos por eventos. A inteligência do app foi aprimorada, fazendo com que o serviço automaticamente remova fotos duplicadas. Novas ferramentas de edição foram adicionadas para que seja mais fácil ajustar contraste, brilho, saturação e outros elementos da imagem — e, pela primeira vez, será possível rotacionar gravações de vídeo.

Fotos tem nova navegação no iOS 13 e câmera permite ajustar tom de pele — Foto: Divulgação/AppleFotos tem nova navegação no iOS 13 e câmera permite ajustar tom de pele — Foto: Divulgação/Apple

Fotos tem nova navegação no iOS 13 e câmera permite ajustar tom de pele — Foto: Divulgação/Apple

No Android 10 (Q), as funções de edição do Google Fotos serão similares às da concorrência e também permitirão que o usuário faça cortes e rotações em gravações de vídeo, adaptando-os para usá-los em postagens de redes sociais como InstagramWhatsApp e Facebook. Vale dizer que a nova versão do Android contará ainda com um recurso de legendas automáticas para vídeos, que visa trazer maior acessibilidade aos usuários com problemas auditivos.

 

6. Teclados

 

Usuário pode usar Memojis no perfil e digitar deslizando no teclado do iOS 13 — Foto: Divulgação/AppleUsuário pode usar Memojis no perfil e digitar deslizando no teclado do iOS 13 — Foto: Divulgação/Apple

Usuário pode usar Memojis no perfil e digitar deslizando no teclado do iOS 13 — Foto: Divulgação/Apple

Outra função que já existe há anos no Android e que integrará o iOS 13 é a digitação "flutuante" com o recurso nomeado de QuickPath. Ele permitirá que o usuário escreva de forma rápida e com uma só mão ao conectar cada letra da palavra digitada com um simples “deslize”. No passado, essa função só era oferecida em teclados alternativos do iPhone, como o extinto Swype ou o próprio Gboard, do Google. O teclado do iOS 13 também aprimorou elementos de edição de texto, como rolagem de documentos, movimento do cursor e seleção de palavras.

 

7. Mensagens

 

As atualizações do aplicativo Mensagens do iOS 13 incluem a visualização automática de foto e nome de um contato, de modo semelhante ao que acontece em apps como WhatsApp e Telegram. Também será possível exibir o Memoji, avatar 3D da Apple, que ganha mais opções de customização e a possibilidade de transformação em figurinhas — por meio do Memoji Sticker — para utilização em outros aplicativos de mensagens.

O novo Android contará com a chamada “Função resposta inteligente”, que deve ajudar o usuário a realizar várias tarefas ao mesmo tempo — e que estará presente em aplicativos de mensagens do Android 10 (Q), como o Hangouts. O recurso permite não só que as mensagens sejam respondidas de forma instantânea, mas também dá sugestões de ações para o usuário, como consultar diretamente no Google Maps um estabelecimento citado em uma conversa.

Nova função permite resposta inteligente de maneira rápida no Android — Foto: Divulgação/GoogleNova função permite resposta inteligente de maneira rápida no Android — Foto: Divulgação/Google

Nova função permite resposta inteligente de maneira rápida no Android — Foto: Divulgação/Google





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS