Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
Pesquisa: brasileiro está mais preocupado com segurança de dados

Fraude de cartões preocupa 75% dos entrevistados.

Um estudo conduzido pela Unisys afirma que o brasileiro está mais preocupado com segurança.

Empresas brasileiras estão entre as mais visadas por hackers

O relatório avaliou doze países e constatou que três representantes da América Latina, Colômbia, México e Brasil ocupam as três primeiras colocações no ranking que mostra as nações mais preocupadas com segurança. Estranhamente, os Estados Unidos possuem um dos mais baixos índices (120 pontos), seguidos pela Holanda, com 71 pontos, segundo a companhia, isso ocorre porque os países em desenvolvimento estão começando a se preocupar com questões básicas.

“Este ano percebemos altos níveis de preocupação, sobretudo no Brasil e em outras nações em desenvolvimento. É preocupante o crescimento expressivo dos cidadãos que não se sentem seguros ao realizar suas transações financeiras e efetuar compras pela internet. Daí a importância das empresas que atuam nesse setor tomarem medidas para aumentar a confiança dos consumidores e proteger os dados pessoais de seus clientes”, afirma Agostinho Rocha, diretor-presidente para o Brasil e vice-presidente para América Latina da unidade de Tecnologia, Consultoria e Soluções de Integração (TCIS) da Unisys.

Preocupações do brasileiro

Praticamente 74% afirmaram estar preocupados com a segurança nacional. Esse foi o mesmo percentual dos que se sentem ameaçados pela ocorrência de epidemias na área de saúde no país.

Enquanto a fraude em cartões bancários figura como a maior preocupação para 75% dos entrevistados, pouco mais da metade, 53%, afirmou ter receio de não conseguir honrar suas obrigações financeiras, como o pagamento de financiamentos, empréstimos e outras dívidas, uma queda de 9 pontos percentuais em comparação aos dados de 2012. Entretanto, 22% disseram não estar preocupados com isso, 4 pontos percentuais a mais que no ano anterior.

Mas a preocupação com vírus e spams recebidos em computadores e dispositivos móveis é uma realidade para 54% dos entrevistados, o que corresponde a um aumento de 9 pontos percentuais em relação a 2012. Apenas 15% dos brasileiros ouvidos pelo estudo afirmaram não se preocupar com esta ameaça cibernética. Apesar do crescimento do e-commerce no país e as medidas de segurança adotadas pelas empresas do setor, 48% dos brasileiros que participaram da pesquisa ainda se preocupa ao efetuar compras online e ao acessar o banco pela Internet. No ano passado, esse percentual era de 43%

Aproximadamente 67% das pessoas preocupam-se com roubo de identidade envolvendo o acesso não autorizado ou uso mal intencionado das informações pessoais. Já o percentual dos que afirmaram se preocupar com a sua segurança pessoal caiu de 79% em 2012 para 58% em 2013.





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS