A eliminação gradual do Flash Player da Internet pode provocar problemas ao tentar reproduzir vídeos e animações, especialmente usando navegadores como o Chrome. O programa do Google vem impondo novas restrições do plugin da Adobe que dificultam o ajuste do recurso quando ele não carrega.
No entanto, existem algumas providências que podem ser tomadas no sistema operacional para tentar fazer o recurso voltar a funcionar. Veja a seguir como solucionar falhas no Flash ao usar versões recentes do Chrome no PC.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Renome o arquivo de DLL do Flash
Passo 1. Digite Win+R no teclado e use o comando "%localappdata%" (sem aspas) para acessar a pasta de dados locais no Windows;
Passo 2. Navegue até a pasta “Google > Chrome > User Data > PepperFlash”;
Passo 3. Dentro da pasta numerada, localize o item “pepflashplayer.dll” e renomeie-o como “pepflashplayerX.dll” (sem aspas);
Passo 4. Se o Chrome estiver aberto, digite o comando "chrome://restart" (sem aspas) na barra de endereços e tecle Enter para reinicializar o navegador.
Na sequência, teste novamente a reprodução do conteúdo em flash para ver se o plugin voltou a funcionar.
Busque por arquivos corrompidos
Passo 1. Uma falha no Windows pode corromper arquivos e impedir o funcionamento de plugins do Chrome. Se o flash insistir em não funcionar, abra o prompt de comando como administrador para usar comandos de varredura;
Passo 2. Digite o comando "sfc /scannow" (sem aspas) para executar uma varredura completa no sistema em busca de arquivos corrompidos.
Remova a pasta do Flash
Se nada solucionar o problema até agora, volte à pasta de dados do sistema e localize o diretório PepperFlash mais uma vez. Clique com o botão direito do mouse e remova a pasta inteira do computador. Em seguida, recarregue o site e veja se o erro do flash persiste.
Navegadores abrindo sozinhos, como resolver? Troque dicas no Fórum do TechTudo.