Alec Ross teve uma oportunidade na vida que muitas pessoas gostariam de ter. Como assessor-sênior de Hillary Clinton, o executivo viajou o mundo com um objetivo: buscar os melhores exemplos da inovação humana que ele poderia encontrar.
Do Vale do Silício ao Congo, Ross encontrou em seu caminho robôs substituindo força de trabalho braçal e até mesmo a possibilidade trazida pela engenharia genética de remodelar bebês - o poder da tecnologia está, de fato, reconstruindo o mundo em níveis nunca antes vistos. E as pessoas que mais são afetadas com essas mudanças são, muitas vezes, aquelas que não fazem ideia do que está para acontecer.
Por esse motivo, Ross escreveu o
livro The Industries of the Future (ainda sem tradução para o português) e tem por objetivo ajudar os leitores a "aprender muito sobre tópicos que costumam achar chatos ou demasiado técnicos - e eles, então, serão capazes de fazer decisões mais bem informadas sobre o seu futuro", disse. Ele quer "ajudar as pessoas a se prepararem para seus futuros econômicos."
O autor passa por diversos temas como
cibersegurança, big data, robótica, genética, entre outros, e alerta para o
poder de disrupção - e de impacto - que cada um deles pode trazer, de uma maneira mais realista-idealista, como ele mesmo se define. "Não sou um ciberutópico ou um cibercético", diz. "Sou um realista-idealista."