Ministério também levará internet para 50 espaços que vão ser definidos pelos movimentos sociais do campo.
Foi inaugurado o Salão Leste do Palácio do Planalto, um Programa de Fortalecimento e Autonomia da Juventude Rural (Pajur), que reúne vários projetos para melhorar a vida dos jovens brasileiros fixados no campo. O programa é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em conjunto com os ministérios das Comunicações, da Cultura, e do Desenvolvimento Agrário, além de contar com a parceria do CNPq, fundações, universidades federais, organizações e grupos juvenis. O MiniCom promoverá formação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), além de levar internet para 50 espaços que vão ser definidos pelos movimentos sociais do campo.
A participação do Ministério das Comunicações se dá por meio de três projetos desenvolvidos no Sul do país, dois deles em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o terceiro em conjunto com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
O diretor de Articulação e Formação da Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom, Cristiano Passos, ressalta que o Pajur é uma garantia de permanência das políticas para a juventude rural. "As ações deixam de ser isoladas e os esforços passam a ser somados, já que todos esses projetos devem ser articular", esclarece.