Usuários do Instagram podem tornar seu perfil privado nas configurações da conta no aplicativo para Android e iPhone (iOS). A opção proporciona mais privacidade, pois permite selecionar quem pode visualizar fotos e vídeos publicadas na plataforma. Por outro lado, as contas fechadas provocam curiosidade. Como o Instagram não possui uma forma nativa para burlar o perfil fechado, as buscas por alternativas para ver as fotos e vídeos de usuários com contas fechadas apresentam um grande volume. No entanto, apps e sites que prometem o serviço não são seguros. A seguir, saiba tudo sobre o perfil privado do Instagram e entenda porque usar serviços de terceiros não é recomendado.
ðŸ“Problema com vídeos do Instagram: áudio lento e distorcido. Como resolver? Participe no Fórum do TechTudo
O que é um Instagram privado?
O Instagram privado é uma modalidade de conta que oferece mais privacidade ao perfil na rede social. Diferente da conta aberta, em que qualquer usuário tem acesso ao perfil, no Instagram privado, apenas seguidores podem ver fotos e vídeos compartilhados no feed ou stories e somente pessoas aprovadas pelo dono da conta podem segui-lo. Além disso, ninguém pode baixar reels e remixar vídeos de um perfil privado. Não há permissão para incorporar uma publicação em uma página da web, e as fotos e vídeos não são exibidos nas buscas feitas pela ferramenta Explorar e nas páginas de hashtag e localização do app.
Como deixar o perfil do Instagram privado?
O procedimento para tornar o Instagram privado é simples. Basta acessar o perfil tocando na foto na parte de baixo da tela. Depois, toque nas três linhas na horizontal no canto inferior esquerdo. Na área "Quem pode ver seu conteúdo", toque em "Privacidade da conta". Por fim, toque no botão "Conta Privada" para tornar seu perfil trancado.
Como ver perfil privado do Instagram?
Há duas formas legítimas de ver um perfil privado do Instagram. A primeira opção é enviando uma solicitação para seguir uma conta privada e esperar o dono do perfil aceitar pedido. Apenas depois que o usuário permitir que você vire seguidor será possível ter acesso aos vídeos e fotos do feed e Stories. Outra maneira de ver um perfil privado é entrando na conta de outro usuário que já tem permissão de acessar a conta.
Como mandar mensagem no Instagram privado?
É possível mandar mensagem para um perfil privado no Instagram, mas o texto vai chegar para o outro usuário na aba de solicitações, dentro das DMs, que muitas vezes não é acessada. É possível que a resposta demore para chegar ou nem mesmo seja enviada. O usuário decidirá se aceitará ou não a solicitação.
Como ver stories de perfil privado no Instagram?
Os stories de uma conta privada só podem ser visualizados por usuários que tiveram a solicitação para seguir o perfil aceita. Após tornar um seguidor da página, os Stories apareceram normalmente no topo da tela. Basta tocar sobre a foto de perfil do usuário para conferir o conteúdo.
App para ver perfil privado do Instagram funciona?
Alguns aplicativos e sites prometem visualizar as publicações de contas privadas no Instagram sem a necessidade do usuário enviar uma solicitação para segui-los. Plataformas como Instaview.social (antiga Instalooker), Blindstalk, entre outras, afirmam ser necessário apenas dar um clique para ter acesso a qualquer conta no Instagram. No entanto, em testes feitos pelo TechTudo, as plataformas não entregaram o resultado esperado.
Para ter acesso ao suposto serviço, é preciso abrir sites com propagandas suspeitas e até mesmo baixar aplicativos desconhecidos, o que pode trazer danos de segurança ao aparelho. Nos Termos de Serviço, o Instaview diz poder conter vírus de computador, malware ou outros programas e materiais de fontes externas capazes de ser transferidos, ou copiados para o seu sistema. A plataforma ainda afirma não ser responsável por qualquer dano causado ao usuário.
No geral, a recomendação é sempre evitar compartilhar informações do Instagram com apps de terceiros, principalmente aqueles que prometem funções que não estão disponíveis de forma nativa na rede social. As plataformas podem coletar dados sensíveis, como senhas e histórico de navegação, aumentando a vulnerabilidade da conta.