O youtuber Hyphaistos3672 criou um iPhone 12 Mini totalmente inusitado. O sul-coreano modificou o aparelho e colocou a entrada USB-C ao lado da Lightning. Para conseguir construir uma versão inédita do aparelho com as duas portas, ele desmontou o dispositivo, removeu o alto-falante e criou um espaço para uma porta adicional. O resultado foi compartilhado em seu canal do YouTube.
O vídeo bombou num cenário cada vez mais provável no qual a Apple deve ceder à pressão imposta pela União Europeia e padronizar a entrada de carregador nos celulares da marca. Com isso, a porta USB-C já deve constar na próxima geração, o iPhone 15. A fabricante americana, no entanto, também deve impor algumas restrições na conexão do acessório e dificultar o uso de produtos não certificados pela companhia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/V/V/JaC3XeRuiVCCWrUQkycw/iphone-usbc.png)
iPhone 12 Mini com USB-C e Lightning — Foto: Reprodução/Youtube "Hyphaistos3672"
O youtuber conseguiu dar vida ao iPhone em uma versão com duas portas. Ele colocou a porta USB-C à direita da Lightning, na parte inferior do aparelho. Toda a modificação só foi possível porque o engenheiro desmontou o hardware do aparelho.
A primeira etapa foi remover o alto-falante. Com isso, ele conseguiu associar a porta USB com a placa-mãe do dispositivo. Ainda durante o processo, o youtuber reinstalou o microfone para caber no espaço interno limitado que sobrou. Após algumas adaptações, ele conseguiu que outra porta fosse reconhecida como uma entrada Lightning.
O vídeo vem fazendo sucesso no YouTube. O conteúdo já está no canal há quatro dias e conta com audiência de 72 mil pessoas, até o fechamento deste texto. Ao todo, o passo a passo da modificação traz mais de cinco minutos de duração.
Confira todos os detalhes no vídeo a seguir:
Os fãs da Apple em todo o mundo não devem esperar muito para ver a porta USB-C nos iPhones. A empresa deve implementar a mudança ainda neste ano. O padrão USB é compatível com praticamente todos os aparelhos. A fabricante americana relutava em adotar o modelo, mas vem sofrendo pressão regulatória em vários cantos do mundo. A União Europeia, inclusive, já adotou nova legislação obrigando a padronização.
Com informações de MacRumors e AppleInsider