Da Redação
Ontem às 19h00
O Facebook anunciou nesta quinta-feira, 14/2, as 10 startups de impacto social que foram selecionadas para participar da nova turma do seu programa de aceleração na Estação Hack, em São Paulo.
Em sua terceira rodada, a iniciativa contará com negócios que utilizam dados e oferecem produtos e serviços com o objetivo de resolver desafios da sociedade. Desta forma, explica o Facebook, foram escolhidas companhias que atuam em prol da Saúde, Acessibilidade, Inclusão Social e Digital, Empregabilidade, entre outras áreas.
Ao longo do programa, que tem duração de seis meses, essas startups receberão mentoria do Facebook e de especialistas de diversos segmentos, além de ter acesso à metodologia Artemisia, tpara melhorar seus planos de negócios e refinar as suas soluções.
Confira abaixo as 10 startups selecionadas pelo Facebook para compor a terceira turma do programa de aceleração da Estação Hack neste semestre:
Pulsares - Startup da área da saúde que desenvolveu um software de prescrição médica eletrônica, que gera um modelo inovador de receita, que otimiza o trabalho dos profissionais de medicina e facilita a compreensão do paciente sobre tratamento e doenças.
ISGame - Ensina jovens e idosos a desenvolver games em 2D para PCs e smartphones. Além de promover a inclusão digital, a programação e o uso dos games desenvolvidos pela ISGame também são uma forma de tratamento preventivo para doenças cognitivas para idosos.
EntregAli - Startup com a proposta de solucionar o problema de recebimento de encomendas para quem vive em locais de difícil acesso ou enfrentam conflitos de horários de entrega. Com o EntregAli, o cliente cadastra sua caixa postal em um ponto de coleta chamado CollectSpot, instalado em pontos comerciais ou condomínios, e passa a receber suas encomendas por um autosserviço acessível e seguro.
Carambola - Capacita profissionais de TI e os conecta com as empresas que necessitam de seus serviços. Com metodologia de ensino própria, trabalha para que o time de consultores alcance o nível técnico desejado pelos seus clientes.
Go Diáspora - Primeira agência de intercâmbio do Brasil a trabalhar principalmente com países onde a cultura negra se faz fortemente presente. Além de desmistificar a realidade desses países, oferece essa experiência a um custo acessível para todos os gostos e bolsos.
Molécoola - Com lojas-contêineres, incentiva a população a trocar seus lixos recicláveis por pontos de fidelidade. Busca otimizar a logística reversa de recicláveis pós-consumo, recebendo-os e destinando-os adequadamente e com rastreabilidade, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Livre - Traz a solução Kit Livre, um equipamento que suporta usuários de qualquer peso e transforma uma cadeira de rodas em um triciclo motorizado elétrico, permitindo uma autonomia média de 25 km de deslocamento a cadeirantes. Também apoia o usuário em diversas necessidades, como andar sobre calçadas danificadas, descer e subir guias e andar sobre a grama e terrenos arenosos.
Jobecam - Plataforma interativa de automatização dos processos que conecta empresas a profissionais interessados em trabalhar nelas por meio de vídeo-recrutamento e entrevistas às cegas. O sistema utiliza inteligência artificial para filtrar e ranquear os perfis adequados para as posições de trabalho em aberto. Com isso, torna possível que recrutadores avaliem os candidatos evitando tomada de decisões por vieses inconscientes e tornando o processo mais eficiente.
Celebrar - Produtora virtual de eventos que reúne uma comunidade de fornecedores de serviços para eventos em uma única plataforma. O objetivo da Celebrar é reduzir a complexidade e o tempo gasto nas cotações de preços e aumentar a eficiência de mercado. Com a plataforma, dá visibilidade e insere no mercado fornecedores que são formalizados e capacitados.
MGov - Primeira empresa de nudgebots do Brasil. Inspirada na teoria desenvolvida por Richard Thaler — Prêmio Nobel de Economia — que diz que o comportamento pode ser efetivamente mudado com lembretes e nudges (conceito de arquitetura de escolha) enviados de forma persistente, formando novos hábitos. Possuem uma tecnologia que frequentemente envia reforços positivos para os usuários, sugerindo comportamentos e incentivando escolhas, com o objetivo de melhorar a educação financeira e prevenir inadimplência.